Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2013

BARCO-MUSEU "NO BALANÇO DAS ÁGUAS" NOVAMENTE NAVEGANDO NO VELHO CHICO


O Museu no Balanço das Águas volta a navegar pelo rio São Francisco

Este ano, o barco-museu realizará mais uma ação de arte-educativa em três comunidades sertanejas nos municípios de Belo Monte, Pão de Açúcar e Piranhas


15 Jun de 2013 

 O Museu no Balanço das Águas” volta para uma nova edição no próximo mês de setembro.  O projeto é mais uma ação do núcleo fluvial da Coleção Karandash, que já há cinco anos vem trabalhando com escultores populares e bordadeiras da região do baixo São Francisco, levando oficinas de arte-educativa às crianças e adolescentes de povoados às margens do rio (de cidades como Pão de Açúcar e Piranhas), dando oportunidade a esses jovens de conhecerem e praticarem o cinema, a fotografia, o desenho, a pintura, a escultura e até o cinema de animação. 
De 7 a 15 de setembro próximo, o barco-museu ancorará novamente na Ilha do Ferro (Pão de Açúcar) e em Entremontes (Piranhas), povoados que já haviam sido contemplados, no ano passado pelo projeto “Cinema no Balanço das Águas Segunda Edição”.
Com patrocínio do Banco do Nordeste, este ano  o pequeno município de Belo Monte, que havia recebido as primeiras oficinas de “O Museu no Balanço das Águas” em 2008, voltará a integrar a programação do projeto.
As oficinas de “O Museu no Balanço das Águas 2013” começam juntamente com as comemorações do 7 de setembro, em Belo Monte (dias 7, 8 e 9), seguindo para o povoados Ilha do Ferro (10, 11 e 12) e Entremontes (13, 14 e 15).
São seis oficinas, três dias em cada comunidade, com sete horas/aulas por dia de oficina. Foram convidados novos artistas para monitorar  as oficinas e chamados de volta outros que fazem parte dessa experiência desde o comecinho lá em 2008.
Os estreantes são os mineiros cariocas Rubem Grilo e Adriana Maciel, que realizarão, respectivamente, as oficinas “Colagem – Papeis das Imagens”, de xilogravuras, e “Assim É, se lhe Parece”, unindo cenografia e artes visuais.
Além destes, o fotógrafo e documentarista alagoano Celso Brandão também foi convidado pela primeira vez para realizar uma das disputadas oficinas de fotografia. Os outros artistas – oficineiros de carteirinha do projeto – são Juarez Cavalcanti (Fotografia), Dalton Costa (Escultura) e a própria Maria Amélia, responsável pela oficina de Pintura e Desenho.
“A oficina ‘Colagem’ considera a prática como vivência individualizada. O seu uso, na criação de um imaginário, implica em uma experiência que se confirma na cultura popular da região. Os elementos que fazem parte determinante da realidade se apresentam transfigurados de modo lúdico na representação. O objetivo é estimular criativamente o afloramento desta percepção”, pondera Rubem Grilo, de 70 anos.
 A oficina “Assim É, se lhe Parece” – que será realizada conjuntamente por Adriana Maciel e Maria Amélia Vieira – criará uma peça alegórica representando histórias e lendas do rio. A proposta consiste em criar uma obra coletiva que será a representação fictícia do rio São Francisco.
“A ideia é desenvolver um ser mitológico com as características das lendas locais. Dessa forma, a obra agrega as estórias e histórias do São Francisco, estimulando a memória e imaginação dos alunos”, explica Adriana, de 49 anos. O projeto este ano é patrocinado pela Funarte, com apoio do Sebrae-AL e da galeria Karandash. Fonte: http://www.tribunahoje.com/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br