Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de junho de 2013

DIRETORA-GERAL DA UNESCO E SUA MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS


04.06.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial dos Oceanos

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho de 2013.

Os oceanos constituem um único grande volume de mares interligados que cobre 71% da superfície da Terra. Os oceanos são a fonte da vida e continuam a exercer um papel essencial na vida de sete bilhões de seres humanos. Muitos milhões de pessoas dependem diretamente dos oceanos para alimentação, viagem e trabalho. 
Os oceanos regulam o clima e fornecem metade do oxigênio que nós respiramos. Os oceanos são um recurso incomparável, pois eles tornam todo o resto possível. Sua imensa diversidade biológica contribui para a beleza do mundo, e nós devemos aliar nossas forças para preservá-la.
Com 46 sítios marinhos do Patrimônio Mundial, a UNESCO supervisiona uma singular rede mundial de proteção e estudo dos oceanos. Mais de um milhão de documentos de observação e mil novas espécies foram registradas desde que os primeiros sítios foram incluídos na lista. 
Os oceanos são imensos, mas não são infinitos: a sobre-exploração de recursos, a poluição e a acidificação como resultado do aquecimento global esgotam os ecossistemas e comprometem o bem-estar humano. 
A elevação do nível do mar ameaça a vida de milhões de pessoas e pode levar à reformulação do mapa mundial. Para aproveitar ao máximo os recursos oceânicos, a humanidade deve investir pesadamente e o quanto antes em ciência e pesquisa. Esse esforço deve ser realizado coletivamente, pois os oceanos exigem mais do que as capacidades individuais dos Estados – daí a necessidade de uma melhor governança, mais inclusiva e mais personalizada. Relacionado a isso, o Pacto dos Oceanos, lançado em 2012 por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, a partir de uma ideia aventada pela UNESCO, oferece uma oportunidade que é preciso aproveitar.
Em vista do potencial que representam para a cooperação e o crescimento, os oceanos são fundamentais para a paz e o desenvolvimento sustentável no século XXI. Neste período crítico, a UNESCO vai redobrar os esforços para utilizar a cooperação científica em prol das questões oceânicas. 
Por mais de 50 anos, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI) tem buscado na ciência a compreensão dos oceanos e formas para melhorar sua gestão. 
A coordenação do Sistema Mundial de Observação dos Oceanos (Global Ocean Observing System – GOOS) esteve à frente de impressionantes progressos na cooperação científica mundial. O Sistema de Informação Biogeográfica dos Oceanos (Ocean Biogeographic Information System – OBIS) é uma plataforma global para o compartilhamento de informações e dados sobre a biodiversidade marinha. Como resultado do estabelecimento e da coordenação de sistemas de alerta de tsunamis, formaram-se laços de solidariedade entre Estados, e as pessoas tornaram-se menos vulneráveis a desastres oceânicos.
Apesar dos desafios, uma questão é clara: juntos, nós podemos proteger os oceanos. O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para reconhecer essa questão e empreender a proteção dos oceanos, onde se iniciou a vida e dos quais depende o nosso futuro.
FAÇA DOWNLOAD DA CARTILHA DO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS:

Cartilla Dia mundial de los oceanos

El Día Mundial de los Océanos se celebra el 8 de junio de cada año. Esta celebración se estableció a partir del 2009 gracias a una resolución de los países miembros de las Naciones Unidas (ONU). Este día busca crear conciencia sobre el papel crucial que los océanos desempeñan en nuestras vidas y las distintas maneras en que las personas pueden ayudar a protegerlos.

Descargar Reglamento del Concurso

Descargar Cartilla del Día Mundial de los Océanos

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br