Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2013

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE CHORUME FOI INAUGURADA EM RIO CLARO (SP)


RIO CLARO INAUGURA 


ESTAÇÃO DE 


CHORUME NO ATERRO 


COMUNITÁRIO


Geral

O município consorciado de Rio Claro (SP) inaugurou no dia 18 de junho estação de tratamento de chorume (líquido escuro com alta carga poluidora proveniente de matérias orgânicas em putrefação e encontrado em aterros sanitários). 
A inauguração contou com a presença do prefeito municipal e vice-presidente do Programa de Integração Regional do Consórcio PCJ, Palmínio Altimari Filho, o presidente do Conselho Fiscal da entidade, Júlio Lopes, o gerente técnico Alexandre Vilella e o coordenador de projetos, Guilherme Valarini.

A implantação da estação demandou investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões e terá capacidade para tratar até 1.500 metros cúbicos mensais. A expectativa da prefeitura é tratar 600 metros cúbicos por mês provenientes do aterro em Rio Claro, o que abre a possibilidade de tratar o chorume  de aterros de outros municípios da região. 

“Rio Claro está redobrando esforços para preservar o meio ambiente e está pensando o desenvolvimento dentro de uma dinâmica regional”, atentou o prefeito e vice-presidente do Consórcio PCJ, Du Altimari. Ele ainda externou a preocupação com a qualidade da água na nossa região. “Esta é mais uma medida que reforça a política ambiental de cuidar para que nossos rios e solos não sejam poluídos”, discursou Altimari durante a Inauguração. 

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos levando a contaminação para esses recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras e legumes, etc). Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também pode trazer doenças aos seres humanos.

Segundo a prefeitura, a estação é primeira de tratamento de chorume implantada dentro de um aterro no interior do Estado de São Paulo. O empreendimento também é o único do país classificado na ISO 9000 no setor público. O chorume será tratado e poderá até ser convertido em água de reuso que, em primeiro momento, pode ser utilizada para molhar grama e em estradas, por exemplo. Depois de um ano é possível obter permissão da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) para descartar essa água em rios e córregos.

A vice-prefeita e secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão, lembrou que os cuidados de Rio Claro com o meio ambiente vêm se multiplicando. “Implantamos e vamos ampliar os ecopontos no município, estamos realizando a operação catabagulho, adquirimos área para ampliação do aterro sanitário, enviamos projeto de nova vala industrial à CETESB e agora damos mais um importante passo em termos de infraestrutura garantindo o tratamento de chorume no próprio aterro”, salientou.
Também estiveram presentes à inauguração Superintentende do DAAE Rio Claro, Geraldo Gonçalves, diversos vereadores e representantes de serviços de água da região, além de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), organizações não governamentais (ONG) e a imprensa local.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Consórcio PCJ


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br