Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de junho de 2013

INEA E ANA ORGANIZAM GRUPO DE TRABALHO PARA ESTUDAR PLANO DE CONTINGÊNCIA DAS BACIAS DOS RIOS PARAÍBA, POMBA E MURIAÉ


Rio Paraíba do Sul terá plano de contingência

Publicado em 07/06/2013



A bacia do Paraíba do Sul, no trecho do Estado do Rio, vai contar com protocolos mais ágeis no caso de emergências ambientais que coloquem em risco a captação de água para abastecimento. Um grupo de trabalho começou a ser formado nesta sexta-feira (07/06), em reunião no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e estudos feitos pela Agência Nacional de Águas (Ana) foram apresentados para embasar o plano de contingência do principal manancial hídrico do Estado, e das bacias dos Rios Pomba e Muriaé, incluindo sistemas de previsão mais acurados.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, destacou a importância dos estudos realizados pela Ana para proporcionar mais segurança nos procedimentos a serem adotados em casos de emergências ambientais. Com previsões mais eficazes para o percurso de substâncias poluentes ao longo do rio, por exemplo, é possível estabelecer com precisão os momentos de fechamento e abertura de captações de água, evitando que o abastecimento seja prejudicado desnecessariamente.

- Não podemos enfrentar acidentes como o recente vazamento de óleo diesel (em São José do Barreiro - SP) sem uma ferramenta adequada de previsão do deslocamento destas manchas de poluentes. Temos de estabelecer um protocolo de atuação mais ágil para estas situações, em regiões específicas, envolvendo todos os envolvidos nas situações de emergência - defendeu a presidente do Inea.

Com mais de 100 participantes, incluindo representantes de prefeituras, Estado, empresas e do Comitê de Bacia do Paraíba do Sul, a reunião teve como principal objetivo a apresentação dos estudos sobre a bacia do Paraíba do Sul para a elaboração de um sistema de previsão de eventos críticos e de um sistema de intervenções estruturais para mitigação dos efeitos de cheias nos rios Muriaé e Pomba. O superintendente de Usos Múltiplos da Ana, Joaquim Gondim, e o técnico da agência, Othon Fialho, expuseram os estudos, que duraram dois anos e foram concluídos em dezembro do ano passado.

O sistema de previsão, que já dispõe de um programa em fase beta e de código aberto, tem três módulos que abrangem cheias, ruptura de barragens e qualidade da água. De acordo com os representantes da Ana, a fase final do programa deve estar disponível em cerca de um mês. O sistema de intervenções estruturais prevê a construção de quatro barragens e 10 canais em Minas Gerais, de modo a evitar as cheias que têm repercussões na Região Noroeste do Rio de Janeiro.

A reunião teve as presenças dos diretores de Informação, Monitoramento e Fiscalização do Inea, Carlos Fonteles, e de Gestão das Águas e do Território, Rosa Formiga.

Imprensa RJ - www.odiariodecampos.com.b

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br