Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de junho de 2013

IV OFICINA DE USOS MÚLTIPLOS DAS ÁGUAS DO CBHSF, NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2O13

O município de barreiras fica localizado no Estado da Bahia, a cerca de 870 quilômetros de distância da capital Salvador


CBHSF realiza em Barreiras mais uma Oficina de Usos Múltiplos

Publicado: 04/06/2013 
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF vai realizar sua quarta Oficina de Usos Múltiplos das Águas no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, em Barreiras, Oeste da Bahia. O evento será na próxima sexta-feira, 07, das 8h30 às 18h, e terá o objetivo de discutir com os usuários das águas do Velho Chico as diversas maneiras de utilização desse recurso natural fundamental para a vida humana.


Atendendo à convocação do Comitê, deverão participar das discussões, em Barreiras, companhias hidrelétricas, empresas públicas de abastecimento de água, indústrias, mineradoras, irrigantes, navegadores, pescadores, piscicultores, indígenas, quilombolas, além de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, organizações civis e instituições acadêmicas.

A oficina constará de contextualização dos diversos usos das águas do São Francisco e envolverá também a redução de vazões. Os participantes avaliarão os usos atuais da água por parte de cada segmento convidado, abordando os possíveis conflitos e soluções pelo uso de recursos hídricos, regras para a operação de barragens, outorgas e eventuais impactos ambientais.

As discussões dos participantes serão consolidadas, incorporando os resultados das oficinas anteriores, e se transformarão em um documento, a ser encaminhado à diretoria do Comitê, para apreciação pelo conjunto dos membros na reunião plenária marcada para agosto próximo. A deliberação formal do colegiado acerca do assunto será então incorporada, na forma de emenda, ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, documento norteador das ações na bacia.

O Comitê já realizou outras três Oficinas de Usos Múltiplos, desde o inicio do mês de maio. A primeira aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, em Paulo Afonso, Norte do Estado; a segunda ocorreu em 9 e 10 de maio, em Penedo (AL); e o terceira foi sediada em Juazeiro, entre os dias 21 e 22 do mesmo mês.

FACILITADORES

Para conduzir as oficinas, o Comitê do São Francisco, por meio da AGB Peixe Vivo, contratou três consultores com reconhecida experiência em mobilização social e gestão de recursos hídricos.

São os mobilizadores Rosana Garjulli e Francisco Carlos Bezerra, que participaram do momento inicial de estruturação do CBHSF, no início da década passada, e o engenheiro especializado em Recursos Hídricos Pedro Molinas. http://jornalnovafronteira.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br