Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2013

MUTIRÃO COM 60 VOLUNTÁRIOS RETIRA QUATRO TONELADAS DE LIXO DO RIO DOS SINOS QUE ABRANGE 32 MUNICÍPIOS DO RS

Mutirão retira quatro toneladas de lixo do Rio do Sinos thumbnail

Mutirão retira quatro toneladas de lixo do Rio do Sinos



Com uma bacia estimada em mais de 4 mil km², o Rio dos Sinos é o principal recurso hídrico da região do Vale do Sinos. O manancial envolve 32 municípios.

Da Redação redacao@novohamburgo.org







Usando barcos motorizados, cerca de 60 voluntários, tiraram desde sofás e garrafas, até uma carcaça de motocicleta do Sinos. Ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente.

No último sábado, dia 08, foi realizado um mutirão de limpeza às margens e dentro do Rio, nas proximidades desses dois pontos e, em menos de quatro horas, 4 mil quilos de lixo foram recolhidos.

Divididos em cinco barcos motorizados, os participantes recolheram principalmente garrafas, sacolas plásticas e latas no local, encontrando até sofás e a carcaça de uma motocicleta. Depois de quase quatro horas, os resíduos foram desembarcados em quatro pontos e colocados em caminhões. Depois foram levados para uma triagem, onde serão devidamente separados e cada peça vai para seu destino correto.

No Entreposto de Recicláveis serão levados os materiais que poderão ser reaproveitados. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema, José Orth, todos os produtos recolhidos representam uma grande quantidade, que poderia ter a finalidade correta.

Com uma bacia estimada em mais de 4 mil km², o Rio dos Sinos é o principal recurso hídrico da região do Vale do Sinos. O manancial envolve 32 municípios, contemplando também Campo Bom com seus afluentes no Arroio Schimidt, na localidade do Centro e no Balneário Chico Mendes, próximo à Barrinha. A Semana Municipal de Meio Ambiente ocorre uma vez por ano, mas os cuidados devem ocorrer sempre.

Dicas de para visita e descarte

- Quando for visitar o Rio dos Sinos, não jogue lixos no local, preservando as margens do rio e deixando-o ainda mais bonito para outros visitantes. Oriente também as crianças para cuidarem desse bem natural que Campo Bom abriga.

- Descartes de lixo devem ocorrer da maneira correta. Sofás, colchões e mobílias em geral, deve ser acionado gratuitamente o caminhão do Cacotreco cujo agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3598.8643 deve-se agendar o recolhimento. 

Para o recolhimento de lixo seco nas casas o Município oferece a coleta Porta-a-Porta – PAP e para depositar em pontos alternativos, existem os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs.
Informações de PMNH

FOTO: Bruna de Bem / PMNH


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br