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13 de junho de 2013

O IMPORTANTE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO RIO SÃO FRANCISCO






A Hidrovia do Rio São Francisco
por Sílvio dos Santos *
O transporte hidroviário no Rio São Francisco, outrora importante onde navegavam os navios gaiolas como os do Rio Mississipi, hoje não tem a mesma grandeza e glória.


O volume transportado é muito baixo e nem mesmo aparece nas estatísticas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Apesar de não estar incluído no estudo Transporte de Cargas na Hidrovias Brasileiras, em 2011 foram transportados 48.128 toneladas de caroço de algodão de Ibotirama/BA a Petrolina/PE, um percurso de 576 km (dados do administrador do Porto Fluvial de Petrolina).

O transporte é realizado pela Franave (Companhia de Navegação do São Francisco), utilizando comboio com empurrador e seis chatas, duas a duas, com 120 metros de comprimento e 16 metros de boca. Cada chata transporta 200t, perfazendo um total de 1.200t.

A Senaf (Serviço de Navegação Fluvial) possui dois empurradores e oito chatas com capacidade de 500t cada. O comboio possui 120 metros de comprimento e 22 metros de boca, e capacidade de carga de 2.000t. As embarcações da Senaf não estão sendo utilizadas atualmente, segundo o site do Ministério dos Transportes.

Navio gaiola movido a roda Benjamim Guimarães

Características da Bacia do São Francisco

Área aproximada em km²: 641.000
Estados abrangidos: Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Principais rios: São Francisco, Paraopeba, Indaiá, Pará, Abaeté, das Velhas, Jequitaí, Paracatu, Urucuia, Verde Grande, Carinhanha, Corrente e Grande.
Rios considerados: São Francisco e Grande.



Eclusa da Barragem de Sobradinho no Rio São Francisco


Barragem de Sobradinho, na Bahia

* Sílvio dos Santos foi gerente de Transportes Hidroviários e Marítimos da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina e conselheiro dos CAPs dos portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul. É mestre em engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou sua vida profissional como engenheiro da Cia. do Metropolitano de SP e trabalhou também na Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa), Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte) e no Escritório Técnico Figueiredo Ferraz. Seus cursos de especialização em navegação fluvial, portos e ferrovias foram realizados na França com bolsa da ACTIM. Professor de Planejamento de Transportes na Poli-USP, no IME e na Universidade Católica de Santos, onde também lecionou a disciplinas Portos e Navegação Fluvial. Na UFSC foi professor de Ferrovias e Portos, Rios e Canais, durante o estágio de docência. Na Única, em Florianópolis, lecionou a disciplina Transportes e Seguros do Curso de Administração em Comércio Exterior. Atualmente, é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística no convênio da Secretaria de Portos (SEP) com a UFSC. Tem dois livros publicados pelo Cengage Learning: Qualidade e Produtividades nos Transportes - 2008 - co-autor e Transporte Ferroviários - história e técnica - 2011.
http://www.portogente.com.br/



















































































































































































































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