Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2013

O LIVRO "A PIABINHA DO RIO DAS VELHAS" DE ROSA AYRES




ESPECIAL PARA AS AMIGAS EDUCADORAS

"A PIABINHA DO RIO DAS VELHAS"

Uma emboscada da natureza a piabinha descobriu que os pescadores estavam colocando iscas nos anzóis para pegar peixes. Correu para avisar aos amigos. Será que os peixes fugiram? Será que foram pescados? Rio não é lugar de jogar lixo, e a água do planeta deve ser preservada da poluição para o bem de todos os seres vivos, ensina a jovem e esperta piabinha neste livro pra lá de poético.

A água estremece quando o bicho homem chega perto. “Cuidado com ele. Fique aqui embaixo, quietinha, senão vai virar assado”, diz a velha traíra.
Hum! Você é do tempo em que os rios eram limpos, alguns tão transparentes que nos permitiam ver algas, girinos minúsculos correndo não se sabe pra onde, pedras coloridas amontoadas aqui e ali? Não? Pois a velha traíra, moradora há muito tempo das águas do rio das Velhas, chegou a conhecê-lo assim clarinho, fizesse calor ou fizesse frio... Quanta diferença!

No livro A piabinha do rio das Velhas, de Rosa Ayres, a jovem e esperta piabinha estava entretida ouvindo atentamente as lindas histórias daquele tempo do rio limpinho, onde a anciã nadava entre milhões de peixões e peixinhos, quando um barulho estranho interrompeu a conversa e fez a água estremecer...

O que seria? A curiosa consegue descobrir os pescadores e suas varas de pesca com seus lindos barquinhos ancorados perto da margem. Escuta o que dizem e corre pra contar aos amigos. Juntos, têm, então, uma ótima idéia: fazer os homens pescarem seu próprio lixo, despejado no rio.

Nossa! Dá para imaginar o que suas varas puxam? A ilustradora Andréa Vilela estava por perto e fisgou o momento: tinha sacola de feira velha, pé de chinelo, várias botas desbeiçadas, cadeira, rádio de pilha, gaiola de passarinho, garrafas, latas enferrujadas...

O bom é que os desenhos de Andréa deram um colorido especial à cinzenta realidade da poluição do planeta Terra. E, assim, em linguagem poética, esta história aparentemente simples oferece grandes lições de consciência ecológica. Rio não é lugar de jogar lixo, e a água do planeta deve ser preservada da poluição para o bem de todos os seres vivos.

Autora: Rosa Ayres
Ilustradora: Andréa Vilela
Editora: Paulinas

Aula aqui:

Faça o download grátis do passo-a-passo, com fotos e explicações.
No final, encontre um texto baseado na história do peixinho que vive nas águas do rio das Velhas.
Bom trabalho!


Era uma vez um rio poluído por pescadores. Certo dia a Piabinha foi falar com Dona Eva, sua melhor amiga e perguntou:
-Dona Eva, o mar era tão poluídoassim?
-Não era poluído era limpo, eu corria, via peixes grandes, pequenos de todos os tamanhos, mas agora os estão ficando doentes e morrendo.
-Eu tive uma ideia, falou a Piabinha. -Vamos enganar os pescadores e enganchar o lixo nos anzois.
Enquanto isso, lá em cima, os pescadores achavam que pegariam peixes, mas para sua surpresa pescavam garrafa, e tentavam novamente, dessa vez um pneu, novamente, uma bola, outra vez, um boné, uma calça.
A Piabinha chamou a polícia para prender os pescadores e fez uma placa escrito:
EM RIO NÃO SE COLOCA LIXO!



Fonte: http://linguagemeafins.blogspot.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br