Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2013

OLÁ MARANHENSES, VAMOS CUIDAR MELHOR DOS SEUS RIOS ?


Desinteresse político trava criação de políticas para bacia hidrográfica maranhense

Na semana do meio ambiente, uma constatação ruim para o Maranhão: o estado não possui uma política de gestão das águas.
O Sistema Nacional de Recursos Hídricos prevê a criação de comitês de bacias hidrográficas, que são órgãos colegiados  para discutir questões referentes à gestão das águas. 
Por meio deles é possível definir o plano de usos e o estabelecimento de estratégias para sua conservação das águas, avaliando impactos ambientais e controlando mais eficientemente o uso da água.
Infelizmente, o Maranhão não tem um comitê para discutir a Bacia Hidrográfica do Rio Mearim.
Deputado Simplício Araújo em debate a favor da criação da Comissão da Bacia hidrográfica do Rio Mearim
Deputado Simplício Araújo em debate a favor da criação do Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Mearim
Em duas ocasiões, o deputado federal Simplício Araújo (PPS) chamou a atenção para a falta de interesse dos poderes públicos em relação ao assunto: “A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tinha por obrigação lutar pelo comitê. A passividade do governo diante do ocorrido demonstra a falta de comprometimento do estado com o meio ambiente”, afirmou o parlamentar em  reunião na  Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizada no último dia 23 de maio.
Nesta quarta-feira (5) em reunião na Comissão de Integração Nacional, audiência proposta  por Simplício Araújo, o tema foi novamente discutido. 
Durante o debate, o parlamentar afirmou que o principal entrave para a criação dos comitês hidrográficos é a falta de vontade política. Segundo o parlamentar, o  governo do Maranhão  “alega que o estado não possui recursos financeiros para viabilizar a criação dos comitês, mas contrai empréstimos bilionários junto ao BNDES”.
Participaram do debate de hoje na Comissão de Integração Nacional, Participaraml, o secretário de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, a diretora – geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Carvalho de Melo, o presidente da Comissão do Comitê de Bacias do Mearim, Wilton Lopes de Sousa, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA).
Com informações ASSECOM/Simplício Araújo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br