Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de junho de 2013

SEMANA DO PESCADOR 2013 - PESCADORES REALIZAM FESTA EM FORTALEZA


FORTALEZA RECEBE FESTA DE SÃO 

PEDRO - DIA DO PESCADOR

A partir de hoje até o dia 29 de junho, Fortaleza celebra a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, uma tradição que se repete desde 1930 e atrai milhares de fiéis.

O momento mais esperado da celebração é a procissão de jangadas, quando a imagem de São Pedro é levada sobre um andor para o mar Foto: José Leomar

Durante os quatro dias, a Igrejinha de São Pedro dos Pescadores e o calçadão da Beira-Mar ficarão ainda mais coloridos e animados: os locais irão receber quermesses, bandas de forró pé-de-serra, barraquinhas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e brincadeiras, como pescaria e argolas.

A festa é realizada pela comunidade de pescadores com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Toda programação é gratuita e destinada à toda população.

O destaque do período de festa acontecerá no dia 29, último dia de celebração, quando é comemorado o dia de São Pedro, protetor dos pescadores.

Fé e cultura

Na ocasião, haverá uma procissão de jangadas e missa de encerramento da festa, quando a imagem do padroeiro da comunidade pesqueira será levada sobre um andor para o alto mar. A Festa de São Pedro é uma celebração de fé e fartura, uma tradição da cultura litorânea que está ligada à arte de pescar e é reverenciada por muitos pescadores.

De acordo com a Secultfor, a Festa de São Pedro dos Pescadores e a igrejinha que leva o nome do santo representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza, sendo legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (Comphic).

SAIBA MAIS

Programação

Quermesse popular
Quando: 26, 27 e 28 de junho
Onde: Calçadão da Av. Beira-Mar
Atrações: Barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras tradicionais, pescaria e quadrilhas
Horário: 19h

Missa campal dos pescadores
Quando: 29 de junho
Onde: Em frente à Igreja de São Pedro dos Pescadores (Av. Beira-Mar, s/n, Mucuripe
Atrações: Procissão marítima de jangadas, quadrilhas e forró
Horário: 8h

Missa de encerramento
Quando: 29 de junho
Onde: Igreja de São Pedro dos Pescadores
Horário: 18h30 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br