Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2013

POPULAÇÃO DO SERTÃO DE PERNAMBUCO ESTÁ SENDO INCENTIVADA A PARTICIPAR DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS

Foto: Divulgação

Projeto São Francisco estimula criação de Planos Diretores Municipais
Carlos Cavalcanti

Equipes do Ministério da Integração Nacional estão percorrendo municípios do Sertão de Pernambuco para incentivar a população a se engajar na elaboração dos planos diretores municipais. A ação integra o Programa de Apoio Técnico às Prefeituras da área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
No mês de maio, a mobilização foi iniciada nos municípios de Uiraúna (PB) e Mirandiba (PE). Em julho, a programação prevê oficinas e audiências públicas.
Principal instrumento de planejamento das cidades, os planos diretores municipais definem estratégias básicas para o desenvolvimento das localidades, em áreas como expansão urbana, abastecimento de água, coleta de lixo, segurança, educação, saúde e geração de emprego. Conforme estabelecido pelo Estatuto das Cidades, a elaboração dos planos diretores, que serão aprovados por lei municipal, deve contar com a participação efetiva da população local.
O objetivo da ação é justamente o de contribuir para tornar cada vez mais participativo o processo de elaboração dos planos diretores municipais. Para tanto, a equipe técnica do Ministério da Integração Nacional tem visitado comunidades urbanas e rurais, convidando moradores e instituições locais a participarem do grupo - formado por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada - que vai preparar os documentos que servirão de base para a elaboração do plano diretor municipal.
Nessa etapa de mobilização, o Programa de Apoio Técnico às Prefeituras também promove Leituras Comunitárias, nas quais os moradores podem analisar o município em suas potencialidades e dificuldades, além de discutir os problemas relacionados à saúde, educação, transporte, saneamento básico, moradia, trabalho e renda, dentre outros temas. Essas leituras vão compor o diagnóstico municipal, que subsidiará o plano diretor. Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br