Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de junho de 2013

RIO PARANÁ E LAGO DE ITAIPU SÃO USADOS EM MEGA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PEÇAS GIGANTE



05/06/2013 07h14

Peças gigantes da Petrobras atravessam Foz do Iguaçu


A megaoperação para transportar duas peças gigantes da margem do Rio Paraná, dentro de Itaipu Binacional, até a prainha do bairro Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, mobilizou na terça-feira (4) dezenas de homens da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e de Itaipu.
A carga, com total de quase 500 toneladas, foi puxada por caminhões em duas plataformas com 160 pneus cada uma. No caminho, o comboio chamou a atenção de moradores e chegou a interromper, por alguns minutos, o trânsito da Avenida Tancredo Neves, uma das mais movimentadas da cidade.
 
A velocidade média para vencer os 17 quilômetros do percurso foi de 5 km/h. Por volta das 14h, a carga já estava pronta para ser reembarcada no Lago de Itaipu. 
“Tudo ocorreu absolutamente dentro do que foi planejado, sem surpresas. Isso nos dá a confiança de que o grande teste, que será o reator de amônia, com 761 toneladas, também seja um sucesso”, afirmou o gerente do Departamento de Obras e Manutenção, Andreas Arion Schwarz, coordenador dos trabalhos por Itaipu. 
Fabricadas na China, as peças – 13, no total – serão utilizadas na montagem de uma usina de fertilizantes agrícolas da Petrobras, em Três Lagoas (MS). 
 
Barragem
A carga chegou a Foz do Iguaçu pelo Rio Paraná, desde Porto Grande, no Rio Grande do Sul. Para seguir viagem pelo Lago de Itaipu, e superar os 120 metros de desnível da barragem da usina, precisou ser desembarcada e reembarcada, atravessando a cidade por terra.
 
“Nunca vi nada parecido com isso. Para nós, é uma atração. Muda a rotina do dia”, disse Neusa Tosti, dona de um pet shop na Rua Ângela Aparecida de Andrade. Para o deslocamento do comboio nas vias estreitas do bairro, foi necessário remover ou levantar parte da fiação, além de ampliar acessos.
 
No bairro Cidade Nova, a megaoperação levou boa parte dos moradores para as ruas. “A gente sabia que ia acontecer alguma coisa porque colocaram uma placa e arrumaram a rua. Mas não sei para que isso tudo serve. Nas próximas passagens vou ficar aqui também para ver o movimento”, disse a moradora Suellen Cristina. 

O técnico Marcelo Alves Ferreira, técnico da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão de Itaipu, acompanhava tudo de perto – principalmente para avaliar a passagem dos equipamentos pela linha de transmissão de 13,8 kV, que sai de Itaipu em direção a Furnas.
 
“Acho que desde a montagem da usina não havia uma movimentação de carga tão grande como essa”, avaliou Ferreira, que também observou a passagem do comboio pela linha de 500 kV que sai de Itaipu.
 
Andreas Arion Schwarz informou que a previsão do Consórcio de Transportes Multimodal (CTM), responsável pelo transporte, é que todo o trabalho seja concluído até setembro.
 
(Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional - Fotos: Marcos Labanca-H2FOZ)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br