Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2013

SANEPAR ATRAVÉS DO PROGRAMA "ECOCIDADÃO PARANÁ" APOIA A RECICLAGEM EM 23 MUNICÍPIOS


Paraná: Sanepar incentiva programa de reciclagem em 23 municípiosParaná: Sanepar incentiva programa de reciclagem em 23 municípios
Chega a 23 o número de municípios com o Programa Ecocidadão Paraná, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O trabalho dá apoio à organização de associações e cooperativas de catadores de material reciclável, numa parceria com o Provopar Estadual Ação Social.


O Ecocidadão Paraná trabalha para dar destino correto aos resíduos, potencializando o reaproveitamento, reduzindo a quantidade de recicláveis que vão para aterros ou que são lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios. Através de um termo de cooperação técnico-financeira, a Sanepar e o Provopar possibilitam que as associações de catadores tenham acesso à capacitação e ao incremento do maquinário. O programa está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Os municípios que participam do programa são: Antonina, Barra do Jacaré, Carambeí, Colombo, Curiúva, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Guaraqueçaba, Guaratuba, Irati, Marialva, Matinhos, Morretes, Palmas, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e União da Vitória. Ainda há outras cidades que devem vir a integrar o Ecocidadão: Apucarana, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaí, Itaperuçu e Campo Mourão.


GANHOS – O programa também conta com a parceria das prefeituras. “O Ecocidadão promove ganhos no aspecto social, com a geração de renda, e no ambiental porque possibilita o aumento da vida útil dos aterros sanitários e potencializa a reciclagem e reutilização de materiais no ciclo produtivo”, explica Thais Baranhuke, que compõe a equipe técnica do Ecocidadão.


Para Laura Assis Batista, da Cooperativa Ambiental de Carambeí (Coopam), o programa Ecocidadão tem trazido muitas melhorias. “Estamos aprendendo muito com as orientações para administrar a cooperativa e, principalmente, para conduzir o trabalho com o grupo de cooperados. Tem sido muito bom”, avalia. A presidente da Cooperativa de Catadores dos Agentes Ambientais de Irati (Cocaair), Vanil de Lima da Silva, afirma que lá o programa está implantdo. “Toda ajuda que venha a melhorar nosso trabalho é bem-vinda”, diz.


Em Ponta Grossa, cinco cooperativas integram o programa, em fase inicial. “Já conversamos sobre a necessidade de equipamentos de proteção individual (EPIs) e sobre a documentação da associação, o que é muito importante pra nós”, adianta Manoel Francisco Lima de Oliveira, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável (Acamar).


O PROGRAMA – O Ecocidadão trabalha com a metodologia alemã Competências Econômicas Através da Formação de Empreendedores (Cefe), que promove a inclusão e o fortalecimento dos catadores na cadeia da reciclagem, capacitando-os técnica e gerencialmente para a gestão dos resíduos sólidos recicláveis. Para aplicar a metodologia, são realizadas reuniões periódicas com as associações integrantes do programa, abordando temas como: integração do grupo, formação de lideranças, segurança no trabalho, meio ambiente, associativismo e cooperativismo, empreendedorismo e comercialização.


O trabalho inicia com a elaboração de um diagnóstico da associação e continua com as fases de sensibilização e capacitação, qualificação e gestão, produção e comercialização. O objetivo final é a autonomia dos grupos de catadores. “Nossa meta é dar condições para que as cooperativas e associações possam assumir sua própria gestão”, diz Ana Flávia Nogara Souza, também da equipe técnica do programa.


Além do Provopar, Sanepar e prefeituras municipais, o Ecocidadão conta com a parceria das secretarias estaduais do Meio Ambiente, Saúde, Família e Desenvolvimento Social, Cohapar, e das empresas Serra Verde, Tetra Pak e GSM Reciclagem.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná em 14/06/2013































































BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br