Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de junho de 2013

SOS RIO DOS SINOS - MUTIRÃO DE LIMPEZA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2013


Foto: Tiago da Rosa/GES














  

Ação do Mutirão de Limpeza para dar mais vida ao Rio dos Sinos

Todo tipo de lixo foi recolhido por estudantes



São Leopoldo  - Cadeira de praia, colchão, isopor, sacos plásticos e garrafas pet deixaram o rio de carona nos caiaques do instrutor de canoagem Cleverson Silva dos Santos, 24 anos, e seus alunos Jaqueline Pinheiro, 14 anos e Ingrid dos Santos da Silva, 17 anos. “Enquanto a gente rema, vai recolhendo o lixo’’, disse o instrutor. 

O saldo de entulho recolhido das águas e margens do Rio dos Sinos, entre as pontes da BR-116 e 25 de Julho, na manhã de ontem ainda não foi calculado, mas pela quantidade de sacos de lixo empilhados próximo à rampa de acesso ao rio, na Rua da Praia, bairro Rio dos Sinos, não foi pouca coisa.

O mutirão de limpeza, uma das ações da Semana do Meio Ambiente 2013, uniu o esporte e a conscientização e levou atletas do Projeto Canoagem e alunos do Instituto Lenon Joel pela Paz para a missão de recolher o lixo e alertar a comunidade sobre o descarte correto e a preservação.
“A limpeza é um ato simbólico, nossos jovens já tem a consciência da ecologia porque estão sempre em contato com o rio, e agora, com as crianças do Instituto Lenon, reforçamos ainda mais”, disse a coordenadora do projeto canoagem, Daniela Maioli.

Enquanto a turma da canoagem recolhia o lixo jogado na água ou acumulado nas margem, pequenos ambientalistas, usando luvas de borracha enchiam sacos de lixo. Uma lição para os mais velhos. “As pessoas não deviam fazer isso, tem que aprender a colocar o lixo no lugar certo. A sujeira faz mal para os peixes e para a natureza”, ensinou Andrei Farias Cardoso, 8 anos. “Essa é a nossa missão, a missão do Martim Pescador, mostrar essa realidade e conscientizar as crianças”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Henrique Prieto.

Semmam lança cartilha com apoio do Sindimetal

A ideia é pioneira no Estado e representa um avanço no relacionamento entre meio ambiente e empresariado. O secretário municipal do Meio Ambiente, Henrique Prieto, lançou ontem em reunião no auditório do Sindimetal, a Cartilha Semmam de Licenciamento e Fiscalização Ambiental.

O material, um manual de apoio sobre quais etapas devem ser cumpridas dentro da legislação para a obtenção de licenças, é um marco na atividade da secretaria municipal, segundo Prieto. “É um documento inédito, pioneiro, que vai orientar empresários sobre os passos que devem ser dados conforme a legislação e proteção ambiental”, disse.

Hoje, Semana do Meio Ambiente, segue às 9 horas, no Centro das Indústrias, com informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que contará com a presença de Bibiana Azambuja, do escritório Veirano Advogados; Luiz Henrique Scharlau, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Ana Curia, coordenadora do comitê Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), do Sindimetal, e Sandro Souza Marques, da Cooperativa Catadores Univale.

Serão apresentados os cases e lançado o projeto Mundo Mais Limpo, a cargo do Sindimetal, por meio do comitê SSMA. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/sao-leopoldo

LEIA TAMBÉM:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br