Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de julho de 2013

Pássaro Preso – Álvaro Posselt

passaro_livre_alvaro-posseltjpg

Trova de Álvaro Posselt em exposição na Biblioteca Pública do Paraná.
https://www.facebook.com/TaoBreveQuantoOAgora



DIA MUNDIAL DOS MANGUEZAIS - 26 DE JULHO

Queremos neste dia demonstrar nosso profundo respeito pelo Manguezal!
Um ecossistema muito importante para o Meio Ambiente que é também habitat de nosso querido personagem e símbolo do Instituto Caranguejo, o Menino Caranguejo! Junto com seus amigos, Eva, Tran e Caranga eles vivenciam em seu cotidiano a experiência de conhecer e preservar o Meio Ambiente, principalmente o Manguezal, onde moram!
Conheça mais sobre o Manguezal:
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo: desde o Cabo Orange no Amapá até o município de Laguna em Santa Catarina. No passado, a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior: muitos portos, indústrias, loteamentos e rodovias costeiras foram desenvolvidos em áreas de manguezal.
Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém, destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.
Somente três árvores constituem as florestas de mangue: o mangue vermelho, o mangue seriba e o mangue branco. As árvores são acompanhadas por um pequeno número de outras plantas, tais como a samambaia do mangue, o hibisco e a gramínea Spartina.
Os manguezais fornecem uma rica alimentação proteica para a população litorânea brasileira: a pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos é, para os moradores do litoral, a principal fonte de subsistência.
O manguezal foi sempre considerado um ambiente pouco atrativo e menosprezado, embora sua importância econômica e social seja muito grande. No passado, estas manifestações de aversão eram justificadas, pois a presença do mangue estava intimamente associada à febre amarela e à malária. Embora estas enfermidades já tenham sido controladas, a atitude negativa em relação a este ecossistema perdura em expressões populares onde a palavra mangue, infelizmente, adquiriu o sentido de desordem, sujeira ou local suspeito. A destruição gratuita, a poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados, são os grandes inimigos do manguezal.
Por isso, cabe a nós, seres pensantes e dotados de inteligência, criatividade e compaixão conscientizarmos de que sem o Meio Ambiente nós não sobrevivemos, e que a preservação dos Manguezais começa agora, a partir do momento que você joga o papel da embalagem de salgadinho e a lata de refrigerante na lixeira correta.
A partir do momento que você ensina aos seus filhos que o Manguezal é um ecossistema muito importante para nossa sobrevivência e de todos os animais marinhos que ali habitam. De que seu cheiro característico é natural e normal. Que a vila em que você mora com seus amiguinhos da escola, é um berçário da vida marinha e que você pode e deve se orgulhar de fazer parte deste lugar. Fonte de sustento para milhares de famílias como a sua.
Então é o que eu sempre digo: Consciência Ambiental  - Recicle a sua Atitude!
VIVA o dia Mundial do Manguezal! Vamos tornar este dia permanente através de nossas ações!
Conheça mais como surgiu o Dia Mundial do Manguezal:
Em 1998, Hayhow foi vitimado enquanto participava de protesto junto a organizações de base e ao Greenpeace Internacional. A escolha de uma data impulsionou movimentos socioambientais, organizações sociais e pescadores (as) de várias partes do mundo a lutarem pela preservação e conscientização sobre o valor do ecossistema.
A Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou um Atlas detalhado sobre o ecossistema manguezal, onde relata que um quinto de todos os manguezais já foi destruído desde o ano de 1980. O organismo denuncia que os bosques de manguezais são destruídos quatro vezes mais rápido do que os bosques localizados em terra e alerta que, se o ritmo acelerado de perda continuar, “haverá uma importante deterioração econômica e ecológica”.
Então faça a SUA PARTE! NÃO POLUA! EVOLUA!
Agradecimentos especiais a equipe do Instituto Caranguejo e ao Centro de Biologia Marinha da USP e à Natasha Pitts (Jornalista da Adital)
Mostre para nós que você tem consciência ambiental. O que você faz para preservar o seu Meio Ambiente?
Comente e participe!

 http://www.caranguejo.org.br/dia-mundial-dos-manguezais/#sthash.1H4LuDY0.dpuf

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br