Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2013

A CAPTAÇÃO EXCESSIVA DE ÁGUA DOS MANANCIAIS PARA IRRIGAÇÃO PREOCUPA AMBIENTALISTAS



A manutenção de áreas agrícolas consome cerca de 70% da água doce do mundo


Mais eficiência no uso da água na agricultura


Segundo pesquisa, o setor que mais gasta água precisa aperfeiçoar os métodos de irrigação

Da Redação da Revista Cyan

A agricultura é o setor que mais demanda água no mundo. Segundo os especialistas, a manutenção de culturas agrícolas é responsável por 70% da água doce consumida globalmente.
A captação excessiva de água dos mananciais para irrigação tem alarmado os ambientalistas. Em alguns casos, está colocando em risco a existência de rios, lagos e outros corpos d'água.
É o que ocorre, por exemplo com o Mar de Aral, na Ásia Central. A construção de canais para levar suas águas a campos de algodão, trigo, legumes e frutas está condenando o lago à morte.
Aperfeiçoar os métodos de irrigação é uma das 19 recomendações para solucionar a crise de água no mundo, segundo pesquisa feita pelas empresas Globescan e SustainAbility.
Mais de 1.200 especialistas foram consultados na formulação das 19 propostas, que vêm sendo divulgadas semanalmente pela Revista Cyan.
Uma forma de tornar realidade essa recomendação é usar efluentes industriais e domésticos tratados na irrigação de lavouras.
Um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), revela que isso é possível. Antes de chegar ao campo, o esgoto precisa passar por uma desinfecção com radiação ultravioleta ou cloro, para evitar que organismos patogênicos presentes no efluente contaminem a área irrigada.
Outra técnica inovadora que visa à redução do gasto de água na agricultura está sendo testada na Califórnia (EUA). Produtores de amêndoas manejam a irrigação com um sistema inteligente, que diminuiu o gasto de água nos campos em cerca de 20%.
O método se baseia em dados de estações meteorológicas, de sondas no solo e de um aparelho que mede a captação de água pelas plantas.
A massificação de tecnologias como essas é um passo fundamental para tornar mais eficiente o consumo de água no campo e reduzir a pressão sobre as fontes de água doce do planeta.
Crédito foto: Inga Spence/Getty Images
CONHEÇA A REVISTA CYAN

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br