lagoa Redes clandestinas de esgotos provocam a morte de peixes no Rio
O esgoto pode ter provocado a morte de 10 toneladas de tilápias na Lagoa de Tijuca. Foto: Angela Meurer

22/8/2013 

Redes clandestinas de esgotos provocam a morte de peixes no Rio


por Redação da Agência Brasil

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Companhia de Águas e Esgotos (Cedae) localizaram uma ligação clandestina de esgoto de uma loja de departamentos da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em uma galeria de águas pluviais, que pode ter provocado a morte de 10 toneladas de tilápias na Lagoa de Tijuca, zona oeste da cidade.
A loja foi notificada pela Cedae e terá 30 dias para se interligar a rede coletora da companhia para formalizar a sua situação. O Inea vai aplicar multa à empresa, mas o valor ainda não foi definido.
De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, que desenvolve o projeto Olho Verde, de monitoramento das lagoas de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca, não existe apenas uma rede que despeja esgoto in natura nas galerias de águas pluviais na região do Saco Grande na Lagoa da Tijuca, entre o Barra Shopping e o condomínio Península na Barra da Tijuca.
“São mais de cinco redes de esgoto clandestinas que despejam esgoto sem tratamento na região do Saco Grande. Essa situação não é nova é recorrente e eu diria quase permanente. Somente no mês de julho eu recolhi 3 toneladas de peixes mortos no Saco Grande”, afirmou.
Mosacatelli declarou ainda que a situação é tão grave nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá que somente as tilápias que são mais fortes resistem à baixa oxigenação da água. “As sardinhas e as savelhas por serem mais fracas sumiram há muito tempo daqui”.
* Publicado originalmente no site Agência Brasil.
(Agência Brasil)