Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de agosto de 2013

MAIOR RESERVATÓRIO DA AMÉRICA LATINA QUE ARMAZENA 110 Mi DE LITROS DE ÁGUA PODERÁ SER VISITADO


Maior reservatório de água da América Latina passa por manutenção e será aberto para visitas

 19/08/2013 
Peça fundamental para o abastecimento público das cidades de Santos e São Vicente, o maior reservatório de água tratada da América Latina, encravado em rocha e em formato de túnel estará aberto para visitação entre os dias 27 e 30 de agosto.
O reservatório-túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído entre os anos de 1979 e 1981 no interior dos morros dos quais ele leva o nome, localizados entre Santos e São Vicente. Com capacidade de armazenar 110 milhões de litros de água (o equivalente a 44 piscinas olímpicas), o equipamento é um grande exemplo de engenharia e impressiona com seus números: dividido por um tímpano que separa duas câmaras de 55 milhões de litros cada, são aproximadamente 13 metros de altura (um prédio de 5 andares), 15 metros de largura (uma estrada com 4 pistas) e 1.100 metros de escavação entre galerias e reservatórios.
As visitas serão possíveis, pois a Sabesp realizará durante este período uma grande manutenção preventiva para a limpeza e desinfecção das duas câmaras que constituem este reservatório. Para isso, foi traçado um planejamento estratégico a fim de garantir o fornecimento de água tratada durante os trabalhos.
Planejamento – O mês escolhido e a forma de execução são algumas das estratégias, pois o inverno é a estação do ano em que menos se consome água e, assim, esvaziando uma câmara por vez, mantém-se o abastecimento com a outra metade, enquanto é feita a manutenção.
As manobras técnicas começam interrompendo a entrada de água proveniente da Estação de Tratamento de Água Cubatão por meio da adutora interligada à câmara Voturuá, até que todo o líquido reservado seja consumido pela população.
A porta de entrada dos visitantes é uma tubulação denominada flange cego de 1.800 mm de diâmetro (utilizada para fechar extremidades dos sistemas de tubulação), que dará acesso ao interior do reservatório. Mas antes funcionários terão que retirar quase 70 parafusos desta peça.
Para esta operação, estão previstas a instalação de 400 metros de fiação elétrica, 60 lâmpadas de 100 watts, além da utilização de carrinhos de mão, lanternas, baldes, rodos, vassouras e 400 metros de tubos de polietileno para hidrojatear com alta pressão 400 metros de adutoras com 1.200 mm de diâmetro e 68 pilastras de concreto.
Visitação – Os interessados em conhecer o reservatório-túnel Santa Tereza/Voturuá devem entrar em contato com o Polo de Comunicação da Sabesp para agendamento prévio por meio do telefone (13) 3201-2657. A idade mínima é de 12 anos e as visitas (com duração em média de 40 minutos) serão realizadas em grupo, de terça a sexta-feira (27 a 30 de agosto), às 9, 10, 11, 14, 15 e 16 horas.
Caminhos da água – Quem tiver um tempo maior para conhecer mais sobre o sistema de saneamento da região, também serão agendadas visitas à maior estação de tratamento de água do interior e litoral paulista, a ETA Cubatão, e ao acervo disponível no Palácio Saturnino de Brito, que conta a história do início das obras que sanearam a região, permitindo seu desenvolvimento.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br