Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de agosto de 2013

MORADORES DE ILHABELA (SP) SE MOBILIZAM PARA SALVAR DUAS BELAS PRAIAS

Praia do Bonete - Conhecido como uma das 10 praias isoladas mais bonitas do país, esta praia foi reduto de piratas no passado e hoje serve morada para aproximadamente 70 familias de caiçaras que vivem da pesca e do turismo.


Praia de Castellanos - Castelhanos é a maior praia de toda a Ilha, com cerca de 1 km de extensão. Aberta para a Baía de Castelhanos e diretamente voltada para leste, possui um mar agitado, com grandes ondas de formação perfeita, excelentes para a prática do surfe.


As praias mais lindas do litoral norte de SP 
estão ameaçadas. 
Se o estado aprovar a nova lei de zoneamento costeiro, que  foi apresentada pela prefeitura, a mata nativa e a população caiçara das praias de Bonete e Castelhanos, da Ilhabela, serão substituídas por pequenas indústrias, resorts e vários empreendimentos que só interessam a quem tem dinheiro.
Essa nova lei foi feita com vários atropelos. Não houve discussão com a sociedade civil e muito menos com as comunidades tradicionais da ilha. Diante de várias manifestações criamos este abaixo-assinado para aumentar a pressão sobre o prefeito e o governo do estado.
Ilhabela é conhecida pela vela, esportes de aventura, suas mais de 200 cachoeiras e as praias pristinas.Agora eles querem transformar tudo numa zona urbana e portuária.
Nós da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela (AEAI) não pudemos nos calar diante deste absurdo. O modelo de crescimento defendido pela Prefeitura não promove o desenvolvimento sustentável. Ele só vai gerar especulação imobiliária, exclusão e impactos ambientais.

Muito obrigado!
Luciano Bottino
Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela 

ENVIADO PELO COLABORADOR: 

 Benedito Natalino - bnathalino@ig.com.br - Taubaté - SP

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br