Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de agosto de 2013

MORADORES REVOLTADOS DE BEIRA RIO, REGIÃO DE GUARAÍ DENUNCIAM RETIRADA DOS PEIXES DO TOCANTINS

Caminhões de peixe são retirados do rio Tocantins em região próxima a Guaraí

Caminhões de peixe são retirados do rio Tocantins em região próxima a Guaraí

Os moradores da comunidade se dizem revoltados com a ação e cobram a mais de uma semana que a Polícia Ambiental e Naturatins façam alguma coisa.

Moradores da comunidade “Beira do Rio”, região de Guaraí que fica localizada às margens do Rio Tocantins, estão denunciando que um grupo formado por pescadores profissionais vindos de outras cidades do Tocantins e do estado do Maranhão, estariam “acabando com os peixes” no rio, que é fonte de renda e de alimentação para os moradores da localidade.
O grupo de pescadores, formado por centenas de pessoas, realiza arrastões com redes e chega a encher caminhões com tamanha quantidade de pescado que é retirado no local. Informações dão conta de que pelo menos 4 caminhões baú, câmaras frias e quase 30 barcos pesqueiros são utilizados pelo grupo a mais de 1 semana. Os pescadores profissionais já teriam sido vistos também próximos aos munícipios de Tupiratins e Itapiratins.
Os moradores da comunidade se dizem revoltados com a ação e cobram a mais de uma semana que a Polícia Ambiental e Naturatins façam alguma coisa.
Em nota, O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), afirmou que a pesca é efetuada por colônias de pescadores profissionais dos Estados do Tocantins e Maranhão devidamente credenciados. De acordo com a nota, na ocasião também foram realizadas as conferência das cargas de pescado e verificadas que estão de acordo com os tamanhos permitidos.
Procurada por telefone para comentar a informação, a Polícia Ambiental do Estado, por meio Companhia Independente da Polícia Rodoviária Ambiental de Palmas (CIPRA), haja visto que no batalhão de Pedro Afonso não foi possível estabelecer contato, alega que a pesca é regular e que a polícia não pode fazer nada. (Fonte: Guaraí Notícias) - Fonte: http://www.ogirassol.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br