Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2013

O RIO IPOJUCA(PE), O 3o. MAIS POLUÍDO DO PAÍS, TERÁ PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO



Revitalização do Rio Ipojuca é 



apresentada em Caruaru, PE



Doze cidades serão contempladas por programa de saneamento.
H
á US$ 330 milhões para investir e prefeituras participarão de atividades.

Do G1 Caruaru


O secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirilo, esteve na sexta-feira (16) em Caruaru, no Agreste pernambucano. A vinda se deve à apresentação do Programa de Saneamento Ambiental (PSA) da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, a ser realizada às 10h no Instituto de Tecnologia de Pernambuco.
O governo do estado assinou na semana passada um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para garantir os investimentos ao programa, que somam um total de US$ 330 milhões. O chamado PSA tem o objetivo de revitalizar e implantar sistemas de esgotamento sanitário (incluindo coleta e tratamento dos efluentes) nas cidades banhadas pelo rio, que atualmente é considerado o terceiro mais poluído do Brasil, segundo o IBGE.
De acordo com o Cirilo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) utilizará 90% dos recursos para a contratação de projetos, obras de coleta, tratamento de esgoto e outros serviços. Os outros 10% ficará por conta a Agência de Pernambucana de Águas e Climas (Apac), para ações voltadas à preservação e proteção ambiental e recuperação de matas ciliares ao longo do Rio Ipojuca.
A execução do programa começará pela cidade de Tacaimbó, no Agreste. Mais 11 cidades estão dentro do PSA: Poção, Belo Jardim, Sanharó, São Caitano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Chã Grande, Primavera, Escada e Ipojuca. Essas cidades são cortadas ou estão localizadas perto do rio. Segundo o secretário, as prefeituras também participarão do processo de revitalização. "A participação será relacionada ao social das cidades. Se tiver muitas famílias ribeirinhas num determinado trecho da revitalização, por exemplo, os governos municipais vão trabalhar junto à Apac para relocá-las”, explicou Cirilo.
Prefeitos e lideranças políticas e comunitárias foram convidados para o evento, que é também aberto à participação do público em geral.
Serviço:
Apresentação do PSA-Ipojuca, às 10h
Auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Rua Dalton Santos, 319, bairro São Francisco.
Fonte:G1 - Pernambuco - Caruaru e Região

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br