Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de agosto de 2013

PROGRAMA "FORÇA ARAGUAIA" MOSTRA ONDE COMEÇA O RIO ARAGUAIA, EM GOIÁS


Rio Araguaia, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Rio que começa no sudoeste goiano avança até o norte do país (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Conheça a principal nascente do Rio Araguaia, em Mineiros, Goiás

Programa 'Força do Araguaia' mostra onde começa o manancial.
Voçorocas na região foram combatidas com ações de preservação.


Gigante pela própria natureza. De águas turvas e uma população imensa de peixes, aves e rodeado de árvores coloridas do cerrado, o rio Araguaia é conhecido em todo o país. Mas pouca gente sabe que a principal nascente do manancial mais central do Brasil fica no município de Mineiros, a 420 quilômetros de Goiânia. O programa "Força do Araguaia" mostra que, antes de percorrer mais de dois mil quilômetros, o grande rio surge tímido no sudeste goiano, próximo ao marco da divisa interestadual com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.

Na nascente, a água brota do solo cristalina, limpa e doce. "Aqui produz água que banha Goiás. É o prinicpal rio do estado e um dos principais do Brasil. A gente tem aquela imagem de um rio enorme, gigante, e aquilo tudo começa aqui. É um bebê, um nascimento", diz o engenheiro florestal e ambientalista da região, Ednaldo Barros.
Além da vida silvestre, a abundância da região também atraiu muita gente, que trouxe a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento. Mas com a retirada da vegetação para o agronegócio, a terra enfraqueceu e vieram as erosões, uma ameaça para a nascente.
Durante décadas essas erosões, conhecidas como voçorocas, se multiplicaram no sudoeste goiano e se tornaram uma ameaça à preservação do rio. Uma deles ganhou até o nome de chintolina. A famosa voçoroca atualmentes está controlada, mas outras ainda ameaçam a região.

Com o avanço das erosões, não houve escolha. Os produtores da região tiveram que criar limites para a expansão da agricultura e pecuária para evitar que trechos de Cerrado virassem deserto.
Voçoroca na região de nascentes do Rio Araguaia, em Mineiros, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Voçoroca na região de nascentes do Rio Araguaia, em Mineiros, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
"Bastou o produtor tirar o gado, deixar de utilizar e roçar já começou um processo de desenvolvimento das plantas. A tendência é que, no futuro, toda essa área seja reconstituída", diz Barros.
A área até bem perto do olho d'água servia para plantio de soja, milho e pastagem. Para tentar recuperar a nascente, foi preciso proibir todas essas atividades. Uma cerca divide o principal ponto de surgimento do Araguaia, atualmente uma área de preservação ambiental bem cuidada.
Bastou o produtor retirar o gado e deixar de roçar os arredores da principal nascente para que a natureza desse sinais de renovação. As árvores deixadas no local soltaram sementes e novas plantas começam a nascer. Fonte: G1 Goiás

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br