Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

AUMENTA O RISCO DE ENCHENTES COM OCUPAÇÃO IRREGULAR DAS VÁRZEAS EM MOGI DAS CRUZES (SP)


Empreendimentos são construídos em áreas consideradas várzeas e muito próximo a mananciais, como o Tietê / Foto: Jonny Ueda
Lei mudará ocupação em várzeas


Nos últimos meses, muitos têm sido os questionamentos da população sobre o avanço dos empreendimentos imobiliários em áreas até então consideradas “várzeas” e que estão muito próximas dos cursos d’água, em especial, do Rio Tietê. Exemplos clássicos dessa nova ocupação podem ser verificados ao longo da Avenida Francisco Rodrigues Filho, no eixo entre o Nova Mogilar e César de Souza, e da Avenida João XXIII, entre o Socorro e César, onde vários condomínios estão em construção e outros já se encontram até mesmo ocupados.
E ainda que a localização deles contribua para o risco de enchentes, hoje todos atendem às exigências dos órgãos municipais e estaduais - principalmente sob o aspecto do meio ambiente. Porém, a nova Lei de Uso e Ordenamento do Solo de Mogi das Cruzes, prevista para ser enviada à Câmara Municipal ainda neste ano, deverá impor uma série restrições à ocupação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Tietê, assim como na porção urbana da Área de Proteção aos Mananciais (APM).
“Com a revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo e a plena implantação do Plano Diretor do Município, poderemos ter um desenvolvimento sustentável e ambientalmente equilibrado na Cidade”, argumenta o arquiteto João Francisco Chavedar, secretário municipal de Planejamento e Urbanismo.
A imposição das restrições municipais para a ocupação das áreas protegidas aguarda a conclusão de dois instrumentos legais, no âmbito estadual: o Plano de Manejo da APA do Tietê e a Lei Específica para a APM, ambos em fase final de elaboração. As premissas e diretrizes estabelecidas por esses documentos serão incorporadas à Lei de Zoneamento de Mogi com o objetivo de preservar algumas de suas maiores qualidades – a água e a mata. (Mara Flôres)
Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/18677-lei-mudara-ocupacao-em-varzeas.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br