Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de setembro de 2013

EM SANTOS, INSTITUTO ECOFAXINA COMANDA O DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS - 21 SET

Cléa Andrade

Dia mundial de limpeza de rios e praias - EcoFaxina

Cléa Andrade
O que seria a XXXIX Ecofaxina a ser realizada no Brasil, no próximo 21 de setembro, em rios, mares e oceanos, onde entidades contam com apoio de voluntários para limpeza de rios e mares, este ano terá uma tônica diferente, qual seja, aquilo que tem dado maior visibilidade aos governos: as manifestações pacíficas na rua.
A convocação é geral, com concentração em Santos/SP. Minas Gerais, restrita aos rios, também poderá se manifestar, já que a limpeza dos rios, praias e mares sem conscientização efetiva dos poluidores, tem sido como uma gota de cuidado no oceano.
Contando com todas as entidades ambientais e a sociedade santista para uma grande MANIFESTAÇÃO PACÍFICA de protesto contra a poluição marinha no estuário de Santos, espera-se uma reação nas demais localidades que vivenciam de perto (ou não) o problema da poluição de águas.
No pacote, as organizações visam um alerta para a necessidade de mudança de hábitos quanto ao descarte de resíduos sólidos! Valerá a participação em atos simbólicos, tudo visando o despertar para cuidar melhor das praias, mares e rios.
Interessante destacar a participação da OAB/Santos-SP, ciente da sua contribuição em favor da efetivação de práticas legais em favor da proteção ambiental.
Valendo como estímulo a outras organizações neste sentido, necessário se faz ressaltar que 80% desse lixo depositado nos oceanos é gerado na terra, sendo depositado no mar por meio do vento e das enxurradas; 20% são oriundos das embarcações de pesca.
Da quantidade de plástico que boia no mar, 70% irá afundar e causar danos irreversíveis; o que não afundar irá causar a morte de mais de um milhão de aves aquáticas, uma vez que o plástico não é biodegradável. Vale saber que cada ser humano utiliza em um ano cerca de 120 quilos de plástico.
Considerando que embalagens de plástico demoram de 30 a 40 anos para se decompor, e ainda mais, que tais agressões iniciam-se em terra firme causando danos às águas, há que se repensar a forma de tratamento desse lixo desde a terra até onde irão parar..
Não bastasse o depósito de esgotos não tratados e dejetos químicos industriais nas águas, tem-se por inferência, o aumento da poluição terrestre indo parar nas águas, tais como o uso de detergentes, óleos de cozinha etc. Vale lembrar que isto implica diretamente na quantidade de água potável disponível, cada vez mais reduzida.
As entidades que convidam para o evento (valendo duplica-lo) são: 
Instituto EcoFaxina, Instituto Laje Viva, Instituto Mar Azul, Aquário Municipal de Santos, Hubber Arte Marinha, Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente (ASCARVI-PSV), Escola de Mergulho MARSUB, ONG Amigos da Água e OAB Santos- 
acesso em facebook – 08/09/13 e pesquisa em http://www.webartigos.com/artigos/causas-e-consequencias-do-aquecimento-global/4013/ – acesso em 8/9/13.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br