Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

GOVERNO DO RS REALIZARÁ ESTUDOS PARA ACABAR COM ENCHENTES NO VALE DO RIO CAÍ

Enchentes causadas pelo rio Caí, em São Sebastião do Caí, no RS 
chuvas no Rio Grande do Sul elevaram o rio Caí 13,15 metros acima do nível normal


Secretário Busato vem ao Caí autorizar estudo para acabar com as enchentes

Em um ano, a empresa Egeplus irá indicar as melhores soluções para o Caí, Montenegro, Pareci e Harmonia

No ano de 2011, aconteceu uma enchente enorme, a maior dos últimos cem anos. Logo depois desse desastre, foi convocada uma reunião para discutir o problema e buscar uma solução. Ela aconteceu no Centro de Cultura, que ficou lotado. Os caienses estavam chocados com o fato recentemente acontecido.

A mais alta autoridade do governo estadual que compareceu ao debate foi o secretário estadual de obras públicas, irrigação e desenvolvimento urbano, Luiz Carlos Busato.

Depois de ouvir representantes da comunidade, autoridades políticas, técnicos e cientistas da área, o secretário Busato se comprometeu a providenciar aquilo que, no debate, ficou estabelecido que seria o primeiro passo para a solução do problema: a realização de um estudo para determinar a melhor forma de evitar a continuação do flagelo das enchentes nas cidades da região.

O secretário fez isso e o governo estadual realizou uma licitação para contratar uma empresa capaz de fazer esse estudo. A escolhida foi a Engeplus, de Porto Alegre. Demorou, no entanto, para ser dada a ordem de serviço a essa empresa. O que, finalmente, acontecera agora.

Na próxima terça-feira, o secretário virá ao Caí para assinar a autorização para que a Engeplus, juntamente com a Aerogel (empresa de levantamento aerofotogramétrico), comecem o trabalho.

O diretor da Engeplus, Jairo Barth, que também participará do evento, no pavilhão do salão comunitário do bairro São José, às sete e meia da noite, afirma que o estudo ficará pronto em um ano.

Esse estudo é muito importante porque, de posse dele, os prefeitos e outras lideranças dos municípios atingidos poderão ir atrás dos recursos para a realização das obras necessárias.

O estudo não abrangerá todo o Vale do Rio Caí. A preocupação inicial será proteger as cidades do curso inferior do rio, que são as mais duramente atingidas.

Felizmente, existem soluções para enfrentar esse problemas e caberá às empresas contratadas apontar quais são as melhores.

Obras do governo são sempre demoradas e, certamente, ainda vai demorar muito para que as populações caiense, montenegrina e outras que sofrem com as enchentes fiquem livres desse problema.

Mas pode ser comemorado o fato de que, pelo menos, o primeiro passo para se chegar a isso está sendo dado. Sem o estudo, as obras não saem.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br