Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2013

PLANO DIRETOR DE PELOTAS(RS) ATRAVÉS DO COMPAM DISCUTE AS APPs DO MUNICÍPIO



Proposta de UC pelo novo Plano Ambiental de Pelotas
Posted: 17 Sep 2013 06:31 AM PDT
O Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM) de Pelotas/RS, órgão máximo da política ambiental municipal, realizou mais uma Reunião Extraordinária, a segunda desse mês de setembro, além da Ordinária, tendo em vista a necessidade de analisar a proposta de um novo Plano Ambiental para Pelotas, elaborado pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA).
O debate de ontem (16.09) foi centralizado nos estudos para a criação de espaços protegidos, as denominadas Unidades de Conservação (UCs) e contou com a participação de conselheiros (as), servidores da SQA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/RS) e interessados no tema, notadamente pessoas vinculadas aos negócios urbanos (construção civil) e rurais (agricultura). O Plano prevê o reconhecimento de 10 áreas como de relevância ecológica, denominadas como Áreas Ambientalmente Importantes, pelo referido Plano.
A preocupação maior de alguns conselheiros recaiu sobre a várzea do Canal São Gonçalo, tanto para sua proteção como para sua exploração econômica. Alguns conselheiros (as) e integrantes da construção da proposta do novo Plano, defendem que a região, grande parte uma Área de Preservação Permanente (APP), seja protegida pela sua importância no resguardo da cidade frente as cheias, mas sobretudo pela sua relevância ecológica. Segundo o novo Plano a “área alberga uma elevada biodiversidade, além de paisagens e ambientes bastante íntegros. Na mesma foram registradas mais de 260 espécies de aves, 130 de peixes, pelos menos duas dezenas de mamíferos e entre 30 e 40 de répteis e anfíbios. Entre as espécies de peixes estão duas ameaçadas de extinção e protegidas por lei, em nível nacional e estadual, os peixes anuais Austrolebias nigrofasciatus e A. wolterstorffi. As maiores populações dessas espécies concentram-se no Pontal da Barra, tanto na área da RPPN quanto no loteamento contíguo (Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2012). Entre as aves ameaçadas estão o gavião-cinza (Circus cinereus), a boininha (Spartonoica maluroides), a noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana), a corruíra-do-campo (Cistothorus platensis) e o caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). Nesta área destaca-se a presença de espécies de aves endêmicas do Pampa e da Mata Atlântica, como o corocochó (Carpornis cucullata) e o joão-da-palha (Limnornis curvirostris).”
As Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Canal Sãio Gonçalo são protegidas por leis e importantes ecologicamente. Foto: Antonio Soler/CEA
Por outro lado, setores que realizam atividades econômicas na cidade e região, como a Associação Rural de Pelotas, agricultores e o SANEP demonstraram resistência a tais medidas de proteção ambiental, preocupando-se com as  consequências eventuais, especialmente em seus negócios, apontando críticas a observância da Zona de Amortecimento.
A intenção do governo do estado e municipal em instalar de um possível estaleiro na área, notadamente na chamada Chácara da Brigada (http://ongcea.eco.br/?p=19644), foi o pano de fundo de debate. Alguns conselheiros (as), servidores da SQA e membros da comissão que elaboraram a proposta de novo Plano, defendem que a foz do arroio Pelotas não deve ser ocupada e que ali é o caso de ser criada uma UC. Além do mais, entendem, existem outras áreas possíveis, já degradas e ocupadas, ao longo do Canal São Gonçalo, para instalação de atividades econômicas diversas, como um estaleiro.
A várzea do Canal São Gonçalo foi identificada como prioritária para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa Mar de Dentro, entre outras instituições, e já foi objeto de tentativa de ser transformada numa UC, através do projeto APA das Lagoas, fruto do movimento Lagoa Limpa, coordenado pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA) e pelo Grupo Especial de Proteção do Ambiente Aquático (GEEPAA), com a participação de várias entidades como a UFPel, via seu curso de Arquitetura e Urbanismo, ainda na década de 90, sendo um marco na busca pela implantação de UCs em Pelotas e na região.
Conselheiros (as) lembraram que a área em questão já é protegida por leis federais, estaduais e até municipais e que dificilmente, sob o ponto de vista legal, um estaleiro poderá ser construído na foz do arroio Pelotas.
Mata do Totó, Reserva da Biosfera pela UNESCO e protegida por lei municipal. Foto: Antonio Soler/CEA.
O tamanho de outras áreas propostas para possíveis UCs, como a Lagoa Pequena, também foram objeto de divergência.
A análise da proposta do novo Plano Ambiental de Pelotas, continua na próxima Reunião Ordinária do COMPAM, dia 07.10., às 14hs, na sede da SQA. A reunião é publica e qualquer interessado pode participar.
Lagoa Pequena. Foto: Antonio Soler/CEA
Para entender melhor:
Unidade de Conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;
Zona de Amortecimento: o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade;
Área de Proteção Ambiental (APA) é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Plano Ambiental, deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, de acordo com as características locais e regionais, para que os município faça licenciamento ambiental.
Lagoa Pequena, identificada como prioritária para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), pelo Programa Mar de Dentro e pelo projeto APA das Lagoas, ficou de fora das proteções propostas pelo novo Plano Ambiental de Pelotas. Contudo, o CEA defendeu a sua incorporação na lista de áreas a serem protegidas pela SQA.
Link to Centro de Estudos Ambientais
Centro de Estudos Ambientais 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br