Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de outubro de 2013

DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO LAGO PARANOÁ, EM BRASÍLIA ATINGE ANIMAIS

Esta tartaruga foi um dos animais encontrados cobertos de óleo às margens do Lago ParanoáReprodução / TV Record Brasília


Animais são encontrados no Lago 

Paranoá (DF) cobertos de óleo

Dois animais, uma ave e uma tartaruga, foram encontrados às margens do Lago Paranoá cobertos com a substância da mancha que apareceu no local. Os bichos foram levados para o zoológico. “Eles [os animais] passaram por uma série de avaliações, como temperatura corporal, hemograma para ver como está a condição do animal. Se estiver bem, vai para a limpeza desse óleo, senão vai passar por um processo de estabilização”, explicou Cristiane de Oliveira, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O Ibama está trabalhando em parceria com o zoológico e a Universidade de Brasília (UnB), que irão cuidar dos animais afetados. “Estamos fazendo um monitoramento com a Polícia Ambiental e com o Instituto Brasília Ambiental [Ibram]. Vai ser um trabalho contínuo por pelo menos uma semana”, completou.
Os bombeiros instalaram na quinta-feira (17) barreiras de contenção para que a mancha, que apareceu no lago e chegou a alcançar 3 quilômetros de extensão, não avançasse. Uma nova mancha foi vista nesta sexta (18) no lago e está sendo analisado se é uma nova mancha.
Os bombeiros e técnicos ambientais estão investigando a origem e a substância presente nas manchas.
O Ibram informou que somente após o laudo terá como dimensionar o tamanho do ano ambiental e aplicação de medidas administrativas. “Isso é uma infração ambiental, pode ser lavrada a multa ou a advertência. Temos que avaliar para ter certeza da extensão do dano”, disse a gerente de fiscalização do instituto, Fernanda Tápia.
O Ibram, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estão mapeando, por terra e no lago, locais em que está ocorrendo o derramamento da substância. (Fonte: Agência Brasil)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br