Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de outubro de 2013

RIO ARAGUAIA É CONTAMINADO COM ÓLEO DE CARRETA QUE TOMBOU EM MATO GROSSO


Internauta que passava pelo local registrou o acidente (Foto: Dorival de Almeida Paulino / VC no G1)Internauta que passava pelo local registrou o acidente (Foto: Dorival de Almeida Paulino / VC no G1)


25/10/2013 


Carreta com óleo tomba e contamina 



um dos maiores rios de Mato Grosso



Equipes da Defesa Civil, Sema, Bombeiros e Petrobras estão no local.
Foram montadas barreiras de contenção para evitar que óleo se alastre.

Pollyana AraújoDo G1 MT

Óleo diesel vazou em córrego e contaminou dois rios (Foto: Bruno Bortolozo/ Centro América FM)Óleo diesel vazou em córrego e contaminou dois rios
(Foto: Bruno Bortolozo/ Centro América FM)
Um acidente com um caminhão com carga de óleo diesel, na quarta-feira (23), na BR-070, perto de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, causou a contaminação do Rio Araguaia, um dos maiores rios que cortam Mato Grosso. Para a contenção do óleo que se espalhou rapidamente, equipes da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e da Petrobras estão no no local desde essa quinta-feira (23). Foram montadas barreiras de contenção ao longo dos rios para evitar que o óleo se alastre.
À princípio, de acordo com o coordenador de Acidentes Ambientais da Defesa Civil do estado, Raul Catunda, apenas a água de um córrego, onde o caminhão tombou, ficou contaminada. Mas, como o córrego é afluente do Rio Garças, o óleo se espalhou e chegou até o Rio Araguaia. "A Defesa Civil está tomando as providências, mas infelizmente uma quantidade de óleo chegou ao Rio Araguaia", afirmou. A equipe da Defesa Civil informou ainda que irá permanecer no local até a retirada total do óleo.
A previsão é que esse trabalho dure seis dias, mas o monitoramento da área deve se estender pelos seis meses seguintes. A estimativa é de que derramaram de 25 a 30 mil litros de óleo diesel pelos rios.
Por conta do incidente, a Empresa Matogrossense de Água e Saneamento (Emasa), concessionária de água da região, informou, por meio de nota, que o serviço de captação de água do Rio Garças foi suspenso temporariamente. Pediu ainda que a população economize para evitar que fiquem sem água nesse período.
Água de córrego foi a primeira a ficar contaminada com óleo diesel (Foto: Bruno Bortolozo/ Centro América FM)Água de córrego foi a primeira a ficar contaminada com óleo diesel (Foto: Bruno Bortolozo/ Centro América FM)
veja também

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br