Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2013

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA AGRICULTURA CONTROLAM AGROTÓXICOS E ÁGUA

As estações meteorológicas coletam informações de quinze
em quinze minutos e disponibilizam os resultados em tempo real  
Sistema Gotas auxilia no controle do uso de agrotóxicos
29.10.2013
Um programa de computador desenvolvido pela Embrapa vai ajudar os agricultores a controlarem a quantidade ideal de agrotóxicos que deve ser aplicada à lavoura. É o sistema Gotas – versão 2.2, que auxilia a calibrar a deposição de substâncias químicas para que o uso seja mais eficiente, evitando danificar as culturas e prevenindo o desperdício.
O Gotas foi desenvolvido para auxiliar os agricultores a obterem os parâmetros adequados de deposição de agrotóxicos nos alvos desejados, explica o pesquisador Aldemir Chaim da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), que idealizou o programa com apoio da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).
Entre as funcionalidades incorporadas nesta versão, destacam-se uma ferramenta para recortar determinada área da amostra selecionada; possibilidade de salvar o experimento em formato compatível para uso dos resultados em planilha de cálculo; recursos para salvar e recuperar o experimento inteiro, com todas as imagens das amostras analisadas; e uma ferramenta para eliminar as amostras indesejadas.
Para alvo de amostragem, é recomendada a utilização de cartão comercial sensível à água, disponível no mercado. Esse cartão, com imagem digitalizada, é processado pelo programa que oferece vários parâmetros de deposição. Com isso, o agricultor poderá decidir sobre a melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda,velocidade de aplicação etc., que deem o máximo de deposição no alvo desejado.
A calibração de deposição de gotas de pulverização é importante tanto para a aplicação de produtos químicos como para produtos biológicos. A tecnologia é recomendada pela Embrapa como uma das ações para controle da Helicoverpa armigera, lagarta que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.
O programa Gotas é de acesso gratuito e está disponível na Rede AgroLivre, no endereço<https://repositorio.agrolivre.gov.br/projects/gotas>. Também foi produzido um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para funcionamento do software.
Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28499
Embrapa Meio Ambiente
19. 3311-2608
VEJA MAIS:

Estações meteorológicas ajudam a reduzir uso de agrotóxicos


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br