Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2013

AINDA SEM CONCLUSÃO OS INQUÉRITOS SOBRE O NAUFRÁGIO NO CÍRIO FLUVIAL NO RIO AMAZONAS

Naufrágio no AP completa um mês com 3 inquéritos sem conclusão

Capitania dos Portos, Polícia Civil e MPF investigam causas do acidente.
Naufrágio aconteceu durante Círio Fluvial e deixou 18 mortos em Macapá.


Um mês após o naufrágio do barco 'Reis I', em 12 de outubro, no Rio Amazonas, em Macapá, 3 inquéritos foram abertos para investigar as causas e os responsáveis pela tragédia, que deixou 18 mortos. Os procedimentos foram instaurados pela Capitania dos Portos, Polícia Civil e Ministério Público Federal no Amapá (MPF). Em todos as investigações ainda não foram concluídas.
O primeiro inquérito instaurado foi o administrativo pela Capitania dos Portos. Segundo o comandante capitão Carlos Neves, a investigação está na etapa de oitiva das testemunhas do naufrágio do Reis I.
Carlos Neves, Capitão dos Portos do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)Carlos Neves, capitão dos Portos do Amapá
(Foto: John Pacheco/G1)
"Ainda estamos coletando informações dos sobreviventes, parentes de vítimas e demais testemunhas. Fizemos um agendamento para ouvi-las desde 15 de outubro. Até a sexta-feira [8], 12 foram ouvidas", disse Neves.
O comandante não informou o número de pessoas que a Capitania dos Portos pretende ouvir até o fim das investigações. "Há testemunhos que provoca a gente convidar outras pessoas, então não temos como mensurar quantas ainda restam", explicou Neves.
A Capitania dos Portos deve concluir o inquérito até 12 de janeiro de 2014, quando expira o prazo limite para o encerramento das investigações.
De acordo com os Bombeiros, a embarcação tinha capacidade para 40 pessoas e levava cerca de 100 fiéis (Foto: Reprodução/TV Amapá)Embarcação participava do Círio Fluvial, em
Macapá (Foto: Reprodução/TV Amapá)
A Polícia Civil não revelou detalhes sobre o inquérito, que investiga as causas e os responsáveis pela tragédia na esfera criminal. Mas informou que o procedimento também está em fase de oitiva de testemunhas do naufrágio.
Segundo o delegado Júlio César Firmino, 14 pessoas já foram ouvidas sobre o caso. Somente após a conclusão do inquérito haverá um posicionamento completo sobre a tragédia.
O inquérito civil do naufrágio foi instaurado pelo MPF/AP em 8 de novembro após a instituição receber informações requisitadas à Capitania dos Portos. O Ministério Público ainda pediu ao contratante da embarcação, o Sindicato dos Servidores Públicos Federal do Amapá (Sindsep), os nomes dos responsáveis pelo aluguel do barco, a finalidade da contratação e a relação nominal de passageiros.
"Mediante análise das informações recebidas tanto da capitania quanto do Sindsep, o MPF vai definir as medidas que serão tomadas sobre o assunto", informou o Ministério Público.
Sobrevivente
Mesmo após um mês da tragédia, sobreviventes ainda tentam se recuperar do acidente. A professora Josefa Camarão, de 63 anos, foi uma das pessoas que conseguiu ser salva. Ela não sabe nadar e sobreviveu após ajuda do marido, Francisco Camarão, que morreu no naufrágio.
Josefa Camarão, de 63 anos, foi uma das sobreviventes da tragédia (Foto: Abinoan Santiago/G1)Josefa Camarão, de 63 anos, é uma das
sobreviventes da tragédia (Foto: Abinoan
Santiago/G1)
"Esperamos que Deus nos conforte na recuperação de tudo isso. Além de mim, o meu marido ainda salvou mais 3 pessoas. De tanto nadar, ele não resistiu ao cansaço", relatou, emocionada, a sobrevivente.
O Sindsep informou que continua prestando apoio psicológico aos sobreviventes e familiares dos mortos. Na noite desta terça-feira (12) está previsto um culto ecumênico na sede do sindicato para lembrar as vítimas da trajédia.
Naufrágio
A embarcação 'Reis I' naufragou por volta de 10h30 de 12 de outubro, quando participava do Círio Fluvial, evento que antecede o Círio de Nazaré.
Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação estava dentro do permitido, com 43 pessoas. O número diverge da lista de 63 passageiros, divulgada pelo Sindsep.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá encerrou as buscas às vítimas do naufrágio do barco no dia 15 de outubro, quando os 2 últimos corpos foram encontrados presos dentro da embarcação.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br