Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2013

AMBIENTALISTA NO AMAPÁ COMPARA O RIO AMAZONAS COM O RIO TIETÊ (SP)


Dyepeson MartinsDo G1 AP

Orla da cidade de Macapá  (Foto: Dyepeson Martins/G1)Acúmulo de lixo na orla da cidade de Macapá (Foto: Dyepeson Martins/G1)




RIO AMAZONAS É TÃO POLUÍDO QUANTO O RIO 

TIETÊ, DIZ AMBIENTALISTA NO 

AMAPÁ

Comparação é para propor medidas de saneamento e educação ambiental.
Acúmulo de lixo e esgoto seriam causas do alto índice de poluição.


O ambientalista Almeida Junior, presidente do Instituto Ecológico e Cultural Amigos em Ação, comparou o rio Amazonas com o rio Tietê, no estado de São Paulo, conhecido pelo alto índice de poluição gerado pelo acúmulo de lixo e esgoto. Segundo Almeida, a falta de políticas de saneamento básico e de educação ambiental para a população do Amapá podem tornar o rio Amazonas uma ‘lixeira pública’.

“Precisamos de mais políticas que sensibilizem os moradores sobre como preservar o cartão postal do Amapá. Podemos perder um valor cultural e valor econômico com tanta poluição, sem contar na saúde pública que fica comprometida. Se nada for feito, o rio Amazonas poderá se tornar um verdadeiro rio Tietê, um lugar onde não é mais possível controlar a poluição”,  declarou o ambientalista.
  •  
Ameida Junior, ambientalista (Foto: Dyepeson Martins)Ambientalista Ameida Junior diz que falta política
ambiental (Foto: Dyepeson Martins/G1)
Almeida acrescentou que em média cada morador de Macapá, munícipio com maior número de habitantes do estado, produz diariamente cerca de meio litro de esgoto que vai direto para o rio Amazonas e seus afluentes. Além da grande quantidade de produtos jogados às margens do rio pelos próprios moradores.

“Esse impacto é gigantesco e imensurável. Precisamos de uma pesquisa de saúde com todas as pessoas ligadas diretamente ao rio, como ribeirinhos e praticantes de esportes náuticos. Assim poderemos ver como a situação está se agravando”, reforçou.

O instituto fundado em 2002 no Amapá propõe medidas para solucionar problemas ambientais e socioeconômicos no estado.
Rio Tietê poluído na região de Salto, SP (Foto: Vinícius Marques/TEM Você)Rio Tietê poluído na região de Salto, SP (Foto: Vinícius Marques/TEM Você)G1
AMAPA  
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br