Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2013

APÓS SABER QUE 31% DOS BRASILEIROS DESCONHECEM O QUE É SANEAMENTO BÁSICO, ITU REALIZA SEMINÁRIO

obras de saneamento em Itú (SP)


2º Seminário de Regulação e Saneamento Básico acontece em Itu


Publicado: Segunda-feira, 4 de novembro de 2013 por André Roedel
Evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro.
A Prefeitura de Itu e a Agência Reguladora de Serviços Delegados (AR-Itu) realizam nos dias 7 e 8 de novembro a segunda edição do Seminário de Regulação e Saneamento Básico, cujo objetivo é contribuir para melhoria dos serviços públicos de saneamento no município e no Brasil.

A idéia de realizar o seminário surgiu depois de uma pesquisa divulgada em 2011 pelo Instituto Trata Brasil/Ibope. Nela foi apontado que 31% dos brasileiros desconhecem o que é Saneamento Básico e que 25% não sabem sobre a destinação do esgoto. 

A maioria afirmou não haver campanha para divulgar as diferenças e importância da coleta e do tratamento do esgoto.
Desta forma, os debates são propostos com a finalidade de contribuir para a melhoria no setor e buscar a universalização do saneamento. 

Caberá, também, divulgar a importância da Regulação, ou seja, da necessidade de criação de Agência Reguladora nos municípios, pois será de sua competência a fiscalização da devida aplicação do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) como reza a Lei Federal nº 11.445/2007.

Confira a programação completa do seminário:
Quinta-feira, dia 7 de novembro
Local: Faculdade de Direito de Itu (Faditu)
Endereço: Avenida Tiradentes, nº 1817 – Parque Industrial
19h – Abertura do Seminário com o prefeito Antonio Tuíze e a deputada estadual Rita Passos coordenando os trabalhos.
19h10 – “A Função Reguladora do Estado e o Saneamento Básico”, com Dr. Sérgio Guerra, pós-doutor em Direito Administrativo e professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
20h – Painel: “O Saneamento Básico sob o olhar da Sociedade e dos Agentes Políticos”, com Cesar Seara, representante da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), Herculano Passos, ex-prefeito de Itu e Gesner Oliveira, doutor em economia, sócio da GO Associados, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e ex-presidente da Sabesp.
Sexta-feira, dia 8 de novembro
Local: Gandini Hotel
Endereço: Rua Argemiro da Silveira D’Elboux, nº 120, Altos da Vila Nova
09h – Capacitação de Mão de Obra no Saneamento - Projeto da Escola, o treinamento prático do setor com o engenheiro Dr. Antonio Eduardo Giansante, professor do Mackenzie e coordenador do Projeto Escola.
9h30 – Painel: “Os desafios da Regulação no Saneamento”, com Renato Monteiro, diretor presidente da AMAE Joinville, Mauricio Dantas, superintendente da AR-Itu, José Soares Pimentel, superintendente de análise econômico-financeira e estudos da ARSESP e Lucélia Matilde Ferrari, diretora presidente AGERV-Votorantim.
10h30 – “Itu rumo aos 100% de tratamento de esgoto urbano e tratamento terciário: seu significado social e ambiental”, com o engenheiro José Eduardo Cavalcanti, conselheiro de Meio Ambiente da FIESP e consultor.
11h – “Repercussão das informações do Trata Brasil de 2013”, com Rubens Filho, coordenador de comunicação e responsável pelas estratégias de divulgação das ações e estudos do Instituto Trata Brasil.
12h30 – Almoço de encerramento (somente com reserva antecipada e confirmada).
O seminário é aberto à população e suas inscrições são gratuitas e limitadas. Os interessados devem se cadastrar através do e-mail: seminario@itu.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4013-0795. 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br