Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2013

ATO PÚBLICO CONTRA A BARRAGEM NO RIO GUAPIAÇU - CACHOEIRAS DE MACACU (RJ)

Rio Guapiaçu onde se pretende construir a barragem - Foto: Leandro Campos Teixeira

ATO PÚBLICO

DIGA NÃO À CONSTRUÇÃO DE MEGA-
BARRAGEM DA REFINARIA DO COMPERJ 
EM CACHOEIRAS DE MACACU

Dia: 29 de Novembro (6a. feira), de 9 às 13 h.

Local: sede da FIRJAN - Rua Graça Aranha, 1 (esquina da Rua Santa Luzia) - Centro, Rio de Janeiro.
A construção de mega-barragem no município de Cachoeiras de Macacu é um projeto do desgoverno Cabral, cuja obra será financiada pela Refinaria do COMPERJ-PETROBRAS por meio de uma Compensação Ambiental estimada em R$ 250 milhões.
Entre seus principais impactos negativos destacam-se: a REMOÇÃO E DESPEJO de mais 3 mil agricultores familiares e o alagamento de extensas terras agrícolas da região que é considerada o 2o. maior pólo agrícola fluminense.
Além de violar o Direito à Moradia, a construção da Barragem no Rio Guapiaçu provocará enorme prejuízo econômico de R$ 200 milhões por ano ao município e aos agricultores devido a redução da produção agrícola no município o que provocará o aumento dos preços dos alimentos no CEASA e feiras da Capital.
Após o ato haverá Marcha dos agricultores, pescadores artesanais, ecologistas até a sede da PETROBRAS na Av. Chile onde será protocolado pedido de informações à Presidência da empresa sobre sua responsabilidade neste Crime Ambiental e Social.
Nesta data (dia 29/11) o governo estadual estará realizando uma fraudulenta e anti-democrática tentativa de aprovação do PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS SEM PARTICIPAÇÃO POPULAR. O processo de elaboração do Plano excluiu os movimentos populares, sindicatos de trabalhadores, pescadores e pequenos agricultores, universidades e a maioria das Prefeituras fluminenses. A proposta do desgoverno Cabral atende apenas os intere$$e$ econômicos das grandes indústrias que tem como objetivo PRIVATIZAR A ÁGUA. Enquanto os governos neoliberais equivocadamente tem priorizado o Uso Industrial para atender as grandes empresas, temos diariamente milhares de moradores, em especial de comunidades pobres e das periferias urbanas, que sofrem com a falta d´água o que é uma violação de Direitos Humanos.
Uma das principais críticas dos movimentos sociais à construção da Barragem é o fato gravíssimo de que não há vazão suficiente no Rio Guapiaçu para atender a enorme demanda hídrica do COMPERJ e municípios vizinhos, além dos impactos econômicos e sociais. Também não foi levado em conta pelo governo estadual a existência e outras alternativas de captação da água em pequenos reservatórios, o que evitaria a destruição da agricultura da região e o alagamento de diversos fragmentos de Mata Atlântica que serão inundados de acordo com a proposta atual.
Até dia 29 em Defesa da ÁGUA como BEM PÚBLICO e contra a sua MERCANTILIZAÇÃO.
A NATUREZA NÃO É MERCADORIA.
Apoio:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeiras de Macacu * Sind. Trab. Da Agricultura Familiar * Sind. dos Produtores Rurais * Associação de Produtores, Moradores e Amigos do Vecchi * Projeto Gaya Viva *Sindipetro/RJ * Associação de Geógrafos do Brasil (AGB) * Movimento Atingidos por Barragem (MAB) * SENGE/RJ * Conlutas * Consulta Popular *Frente Internacionalista dos Sem Teto (FIST) * Rede Alerta contra o Deserto Verde Fluminense * Levante Popular da Juventude * Plenária dos Movimentos Sociais * Fórum dos Pescadores e Amigos do Mar * Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara(FAPP-BG) * Rede Brasileira de Justiça Ambiental * Movimento SemTerra (MST).
ENVIADO POR :  Sérgio Ricardo Ambientali​sta (sergioricardoverdeecosocial@gmail.com)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br