Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2013

CINCO CIDADES DE PERNAMBUCO AFETADAS PELO ROUBO DE ÁGUA DE ADUTORA PARA IRRIGAR PLANTAÇÃO DE MACONHA


Pés estavam sendo irrigados com água desviada de adutora

Pés estavam sendo irrigados com água desviada de adutora

Polícia acha desvio de água de adutora que irriga plantação de maconha

15 mil pés da droga estavam sendo irrigados e afetavam abastecimento de cinco cidades do interior pernambucano

UOL 09 Novembro de 2013 
Um desvio de água da Adutora do Sertão, localizada no Sertão de Pernambuco, estava irrigando uma plantação de 15 mil pés de maconha. A irrigação irregular estava afetando o abastecimento de água nas cidades de Cabrobó, Serrita, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante.
A água desviada vem do Rio São Francisco pela adutora do Sertão, que tem 220 km de extensão.
Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), pelo menos 120 mil pessoas estavam sendo afetadas com a falta de água devido ao furto de água. A empresa afirma que traficantes construíram um reservatório de água que recebia a água furtada da adutora do Sertão por meio de canos. A irrigação dos pés de maconha era feita com baldes.
Ao notarem a presença da polícia, três pessoas que foram vistas pelo helicóptero da SDS (Secretaria de Defesa Social) de Pernambuco conseguiram fugir pelo mato. Ninguém foi preso. Os pés de maconha foram arrancados e incinerados.
Uma operação da PM (Polícia Militar) em conjunto com a Compesa descobriu ainda mais outros 27 pontos de desvios de água para irrigar plantações de milho, feijão, maracujá e cebola. Segundo a Compesa, as ligações clandestinas estão sendo destruídas pela polícia.
De acordo com o gerente do escritório da Compesa no Sertão Central, Januário Carvallho, a empresa observou uma queda de vazão nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) da adutora e pediu ajuda a polícia para identificar os pontos verdes no Sertão que está prejudicado com a seca.
Carvalho explica que os desvios de água da adutora do Sertão são feitos por meio de tubulações que são colocadas por baixo da terra, onde encontram com os furos feitos na tubulação da Compesa. "Quem constrói essas tubulações para desvio de água usa uma escavadeira para cavar os buracos, perfuram a adutora e colocam canos ou mangueiras para desviar a água", disse.
A ação continua até o próximo dia 14 e envolve um helicóptero da SDS e outros equipamentos de mapeamento de área, como GPS. Fonte: TIBUNA HOJE ALAGOAS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br