Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de novembro de 2013

COMUNIDADE INTELIGENTE: DE LIXO NOS RIOS A ENFEITES DE NATAL (III) - MATÃO (SP)



capa do post
Divulgação
Na sede da ACE-Matão, produção dos enfeites natalinos já começou


ACE Matão prepara o 2º Natal Sustentável

Com a ajuda da comunidade, entidade fará, em 2013, 14 novos enfeites para expor na praça central

 O Natal Sustentável será ampliado. Em 2013, 14 novos enfeites natalinos, feitos com materiais recicláveis, vão decorar a praça central de Matão entre os meses de dezembro e janeiro. A Associação Comercial e Empresarial de Matão (ACE-Matão), com o apoio da comunidade, já iniciou a produção.
A primeira etapa é a arrecadação de garrafas pet. As doações começaram na Semana do Meio Ambiente, em junho deste ano, quando a Prefeitura de Matão, através dos Departamentos de Meio Ambiente e Cultura, arrecadou milhares de garrafas. Posteriormente, as doações continuaram sendo feitas pela população, principalmente por alunos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) do município.
O presidente da ACE-Matão, Hudson Martins, afirma que as EMEIS arrecadadoras vão concorrer a um computador em sorteio realizado pela entidade e que o prêmio impulsionou a arrecadação, maior do que a necessária para a confecção dos enfeites.
“O Natal Sustentável era um sonho que realizei no primeiro ano do meu mandato. Propus o projeto no início de 2012 e no final do mesmo ano ele aconteceu. Foi satisfatório ver o envolvimento da comunidade em cada etapa do projeto e é mais satisfatório ainda ver que esse envolvimento continua neste segundo ano. A expectativa é que o Natal Sustentável vire tradição”, acrescenta.
As estruturas dos enfeites estão sendo montadas e as garrafas cortadas. Para o corte, a ACE-Matão está recebendo a ajuda do Núcleo Assistencial Espírita ‘Édo Mariani’, que também ajudou em 2012, primeiro ano do Natal Sustentável, e do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’.
Depois de cortadas, as garrafas são colocadas nas estruturas. Em seguida, os enfeites são pintados e os acessórios colocados.
A última etapa é a iluminação, viabilizada pela instalação elétrica feita pela Prefeitura de Matão.
Os novos enfeites serão expostos na praça central junto com os enfeites do ano passado, a partir do dia 6 de dezembro, quando começa o horário especial de funcionamento do comércio, e serão retirados no dia 6 de janeiro.
Fonte: ACE Matão

SE A SUA CIDADE ESTÁ ENTRE AS COMUNIDADES INTELIGENTES QUE USAM AS GARRAFAS PETs PARA FAZER ENFEITES NATALINOS, ENVIE UM RELATO COM FOTOS E/OU VÍDEOS PARA DIVULGÁ-LA AQUI NO BLOG

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br