Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2013

ENQUANTO CANALIZAMOS NOSSOS RIOS E CÓRREGOS, NA COLÔMBIA OS RIOS SÃO RENATURALIZADOS

                       Jardin Botanico Medellin


Via expressa será transformada em parque em Medellín

Enquanto em Belo Horizonte e em outras capitais brasileiras, a ordem é canalizar os rios que cortam as cidades, na Colômbia, um projeto arquitetônico inovador e arrojado privilegia o verde e propõe criar um parque no entorno do rio Medellín.
Assessoria de comunicação
Considerado um dos mais ambiciosos projetos de infraestrutura dos últimos 20 anos na Colômbia, o projeto visa transformar uma via expressa para carros em um parque, aos moldes do projeto Madrid Rio.
A área onde será construído o parque tem 424 hectares, foi chamada de "Parque Botânico Rio Medellín" e tem a assinatura dos arquitetos Juan Sebastian Gomez e David Hoyos. O projeto prevê o uso do rio como eixo ambiental de integração entre o "vazio verde" e a rede ecológica da região. Além disso, serão criados decks, ciclovias, espaços públicos e novos edifícios no local.
Segundo o prefeito da cidade, Aníbal Gaviria Correa, o projeto vencedor é o que melhor aborda os problemas do uso do espaço público, redes rodoviárias e de conectividade da cidade.
Para o coordenador do Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, o projeto colombiano reflete o desejo do país de recuperar o rio, reduzir a faixa de concreto, além de restaurar a sua importância. “Esse deve ser o desejo de todos os governantes, transformar as cidades de forma consciente, preservando os rios e não canalizando-os”, argumenta.
Rio Medellín 
O Rio Medellín é um rio colombiano que atravessa a cidade de Medellín. Por muitos anos uma organização chamou o rio de "Mi Rio" (Meu Rio), e tentou fazer um multirão par limpar o rio e devolvê-lo à glória passada. No final da cidade de Medellín, o nome do rio muda para Rio Porce, desaguando no Rio Nechí, que passa a ser denominado como Rio Cauca, este deságua no Rio Magdalena.Fonte: 
logomarca Projeto Manuelzão
(Enviado pelo colaborador Ronaldo Costa - DF)









BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br