Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2013

LIVRE DE POLUIÇÃO, PRAIA DAS CONCHAS (CABO FRIO - RJ) TERÁ OBRAS DE PRESERVAÇÃO



A Praia das Conchas, parte do Parque Estadual da Costa do Sol - Foto: Ernesto Galiotto
A Praia das Conchas, parte do Parque Estadual da Costa do Sol - Ernesto Galiotto

Praia das Conchas terá ações de preservação antes do verão

  • Lugar contará com posto de parque e serviço de jardineiras para evitar carros na orla

RIO - Refúgio de animais marinhos, a Praia das Conchas, no Peró, em Cabo Frio, vai receber um choque de ordenamento turístico e de conservação ambiental antes do verão. Muito procurada por banhistas por causa da água livre de poluição, a praia foi escolhida para receber a primeira base provisória do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs). 
O posto será o centro de operações para os guarda-parques fiscalizarem as praias, os costões rochosos e a vegetação típica de restinga, onde pode ser encontrado, entre outras espécies endêmicas (que só existem ali), o formigueiro-do-litoral, pássaro símbolo do Pecs.
Montada em dois contêineres ligados por uma cobertura, a base começa a funcionar em dezembro, antes da alta temporada, quando os estacionamentos irregulares e o desmatamento feito por flanelinhas dizimam a vegetação na área de sambaquis. 
No posto vão trabalhar guarda-parques — já foram contratados 22 —, PMs e agentes da Guarda Marítima e Ambiental. Eles também vão orientar banhistas e turistas sobre os atrativos do parque, além dos cuidados que todos devem ter para a preservação das espécies aquáticas. A base vai funcionar provisoriamente até a construção da estrutura definitiva.
Ainda em dezembro, a orla da Praia das Conchas será protegida por cinco boias de sinalização, que vão impedir a entrada de barcos pesqueiros, jet skis e outras embarcações que possam ameaçar os moluscos marinhos (nudibrânquios) descobertos por biólogos, entre os quais Vinícius Padula, que mergulha no local desde os 8 anos.
— As descobertas na Praia das Conchas tiveram repercussão internacional, e o local é alvo de inúmeras pesquisas, além de atrair turistas. Assim como as boias, serão instaladas placas informativas com imagens dos animais marinhos. A meta é proteção total dos recursos naturais do Pecs — informa o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Fiscalização das 7h às 19h
As equipes de fiscalização vão atuar das 7h às 19h, horário de maior fluxo de visitantes. Os recursos para a instalação da base já foram aprovados pela Câmara de Compensação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, garantiu reforço na limpeza da praia e apoio ao projeto de transporte de banhistas através de jardineiras (ônibus abertos).
— O processo de implantação de um parque complexo e segmentado como o da Costa do Sol é necessariamente lento. No entanto, o conjunto de ações de curto prazo previsto para a Praia das Conchas representa o início do ordenamento concreto de uma das praias mais visitadas e, ao mesmo tempo, mais significativas, em termos de biodiversidade, de toda aquela unidade de conservação — explicou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.
O plano de manejo do parque prevê a construção de um pórtico e o sistema de transporte com jardineiras, ligando a praia a um estacionamento, para afastar os carros da área de proteção junto à orla.
— A praia das Conchas tem um rico patrimônio natural. São inúmeros atrativos, que vão desde as águas tranquilas e transparentes, onde estão os animais marinhos recentemente descobertos, até a paisagem singular, por conta dos costões rochosos e da vegetação — comenta o biólogo Eduardo Lardosa, chefe do Serviço de Planejamento e Pesquisa Científica do Inea. Fonte: Globo.com
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

 

Um comentário:

  1. Sou um admirador de ambas as praia, tenho reclamado constantemente com a prefeitura,da areia,fazendo o quiosqueiros limpar já que os memos esploram a titulo comercial.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br