Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2013

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO RIO AGUAPEÍ POR VOLUNTÁRIOS DE TUPÃ E ARCO-ÍRIS (SP)



Voluntários das duas cidades participaram do mutirão de limpeza  (Foto: reprodução/TV Tem)Voluntários das duas cidades participaram do mutirão de limpeza (Foto: reprodução/TV Tem)

Voluntários de Tupã e Arco-Íris fazem mutirão de limpeza no Rio Aguapeí

Centenas garrafas e outros objetos foram recolhidos pelos barqueiros. 
Eles percorreram 167 km no trecho que passa por quatro cidades. 




Voluntários de Tupã e Arco-Íris (SP) se uniram para participar de um mutirão de limpeza do Rio Aguapeí. O primeiro “Eco-limpeza” recolheu muita sujeira das margens do rio. Antes de irem para a água, os barqueiros receberam a benção de um padre. Depois, começou o percurso de 40 km pelo rio.
A força-tarefa passou por um trecho que abrange 4 municípios. Ao longo do trajeto não faltaram exemplos de desrespeito ao meio-ambiente. Um incontável número de garrafas pet boiando ou mesmo presas aos galhos próximos À margem. E os voluntários encontraram objetos ainda mais inusitados como um forro de capacete e um tambor de ferro.
O Rio Aguapeí nasce em Gália e segue por 167 km no sentido oeste até chegar ao Rio Paraná. Esta foi a primeira vez que municípios se uniram para organizar um mutirão de limpeza no rio mais importante para os dois municípios. “É importante para falarmos para população da importância de preservar o meio ambiente, não jogar nada nem nas margens nem dentro dos rios, porque polui e acaba com os peixes”, explica a prefeita de Arco-íris Ana Serafim.
Lixo foi retirado das águas e das margens do rio  (Foto: reprodução/TV Tem)Lixo foi retirado das águas e das margens do rio(Foto: reprodução/TV Tem)
A limpeza do leito do rio é um ato de preservação do meio-ambiente, mas também serve para prevenir uma série de transtornos para quem mora nas áreas urbanizadas.
“Nós tivemos eventos de chuva em abril, onde em alguns pontos da cidade ocorreu entupimento das passagens de pontes e a informação que temos é que parte das causas é do lixo que vem do rio”, ressalta Thiago Santos, vice-prefeito de Tupã.
Os mutirões não vão ser suficientes para tirar toda a sujeira do rio, mas exemplos como o do aposentado Nelson da Silva, de 80 anos, podem inspirar novas gerações a se conscientizarem mais sobre a importância da preservação dos recursos naturais. “Preservando a natureza, estamos preservando nossos filhos, nossos netos, bisnetos e as gerações futuras”, ensina.
  •  
Lixo jogado nas margens acaba enroscando nos galhos no rio  (Foto: reprodução/TV Tem)Lixo jogado nas margens acaba enroscando nos galhos no rio (Foto: reprodução/TV Tem)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br