Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2013

NA ABERTURA DO "AMAZONAS FILM FESTIVAL" FOI APRESENTADO UM LONGA ITALIANO FILMADO NO AMAZONAS


O filme conta a história de Augusta que tem problemas familiares – foto: divulgação
 


A produção italiana filmada no Amazonas, “Chegará o dia”, abriu o Amazonas Film Festival (AFF), na última sexta-feira, encantou o público. O filme que conta a história de Augusta, que após passar por um grande problema familiar, decide viajar para o Brasil, acompanhando uma freira que ministra em aldeias indígenas brasileiras situadas ao longo do rio Amazonas, para buscar um significado novo para a sua vida.

A produtora Anamaria Del Grande e o diretor de fotografia Roberto Cimatti, contam que a produção foi filmada na Itália e no Brasil, mais especificamente no rio Andirá, Parintins e Manaus (na antiga Comunidade Arthur Bernardes, onde no início do ano um incêndio destruiu todo o local deixando várias famílias desabrigadas).
 
O início das filmagens foi no ano de 2010 com a conclusão em 2012.  “O diretor já tinha este projeto em mente há 11 anos, e esperou a oportunidade“, afirma Del Grande.

Para ela, o filme ainda contou com um toque especial, pois grande parte dos atores não eram profissionais. “Nas aldeias os próprios índios eram os atores, tivemos que respeitar a rotina deles, acordar muito cedo e dormir logo ao anoitecer”. 
 
De acordo a produtora, “o (diretor) Giorno tem uma capacidade enorme de encontrar uma pessoa e perceber que ela é apta a fazer determinado papel, mesmo que ela nunca tenha trabalhado no cinema”, revela.  

Já Roberto Cimatti falou sobre os desafios de fazer a fotografia no Amazonas. “Aqui a luz é muito difusa, bem diferente do que temos na Europa, tive o cuidado de deixar a imagem real. A fotografia é uma linguagem , na qual temos uma liberdade de nos comunicar”, destaca o produtor de fotografia.
 
Técnica
As cenas foram todas gravadas em sequência, o que muitas vezes demanda um maior tempo. “tínhamos  que respeitar a natureza, e fazer tudo no momento em que estávamos na locação, pois sabíamos das dificuldades de locomoção”, afirma Roberto.

Segundo Anamaria Del Grande, a preocupação do diretor era de passar a vastidão da floresta juntamente com o sofrimento da protagonista. “Acredito que a floresta foi também uma das nossas protagonistas, juntas deram mais forças para passar os sentimentos”, revela.

A produção “Chegará o dia”, tem participado de inúmeros festivais internacionais e será exibida novamente no Teatro Amazonas amanhã  em horário a confirmar pela produção do festival.

O 10º AFF esta com programação com até o dia 6, com exibição de 170 exibições de filmes, divididos em 17 mostras, programação acadêmica com 16 atividades, premiações e recebendo convidados importantes do universo do cinema nacional e mundial. Fonte: 
http://www.emtempo.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br