Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2013

NAS MARGENS DO RIO AMAZONAS FORAM DESCOBERTAS DUAS JAZIDAS DE POTÁSSIO


   Divulgação
Estado do Amazonas é o mais rico em potássio no Brasil













Mineradora localiza duas jazidas de potássio no Amazonas


Minas podem fazer parte de uma jazida gigante escondida sob a floresta

por Globo Rural On-line
Potássio do Brasil confirmou nesta segunda-feira (11/11) que localizou duas nova jazidas de potássio na Bacia Sedimentar do Amazonas. Uma fica em Novo Remanso e a outra, em Itacotiara. 
Em Novo Remanso, às margens do Rio Amazonas, o potássio foi encontrado a 766 metros de profundidade, em uma camada com 4,87 metros de espessura e teor de potássio de 20 % KCl (Cloreto de Potássio). A mineralização em Novo Remanso contém sulfatos em proporção significativa. O sulfato de potássio (SOP) é um fertilizante nobre e, portanto, com preços de mercado em média 30% superiores aos de cloreto de potássio. 

Na jazida de Itacotiara, que fica próxima à rodovia AM-010(15 quilômetros do Porto da Hermasa, no Rio Amazonas), foi localizada uma camada de 4,27 metros de espessura, com teor de 20.54% de KCl a uma profundidade de 860 metros. 

A empresa, em nota, afirmou que vai continuar procurando novas fontes do mineral na Bacia Sedimentar do Amazonas e na Jazida de Autazes, onde estudos de viabilidade econômica estão sendo realizados. “A Jazida de Autazes, além de ser bem mais rasa e maior do que as de Fazendinha e Arari, é mais rica. A nossa equipe técnica está confiante que mais potássio será encontrado na Bacia e que muitas destas jazidas serão viáveis para exploração comercial”, diz o geólogo José Fanton. 

Hélio Diniz, diretor-presidente da Potássio do Brasil, diz que a qualidade das descobertas superou as expectativas da companhia. “Conforme havíamos ressaltado no início deste ano, várias jazidas poderiam ser encontradas nesta região, contudo, os furos pioneiros em Novo Remanso e Itacoatiara apresentaram espessuras da camada de potássio superiores a 4 metros, além de mostrar a presença de sulfatos em proporção significativa", diz..
Nestes locais, segundo ele, também as profundidades são favoráveis (750 a 900 metros) ao desenvolvimento de lavra subterrânea convencional, como ocorre nas maiores jazidas do Canadá e Rússia. "Ainda temos muito trabalho para definir o tamanho destas jazidas. 
Não descartamos a possibilidade de pelo menos as Jazidas de Autazes e Novo Remanso serem parte de uma única jazida gigante, uma vez que a distância entre os furos mineralizados é de apenas 16 quilômetros. Os novos furos em execução e programados nestas áreas serão fundamentais para a definição da escala de produção do projeto” Fonte: Globo Rural
SAIBA MAIS:
Potássio do Brasil anuncia...Ultimoinstante
Na região de Novo Remanso, às margens do Rio Amazonas, o potássio foi encontrado a 766 metros de profundidade em uma camada com 4,87 metros de ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br