Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2013

NO DIA DO RIO COMEÇA A EXPOSIÇÃO "DIA DE SOL DAS AMÉRICAS" DA ABES/SP - 24 A 30 NOV

DIA DE SOL DAS AMÉRICAS - ABES/SP

"A expressão DIADESOL é de origem espanhola: Dia de los Dejetos Sólidos ou Diadesol."

Festa na Praça Victor Civita e exposição desenhos no Conjunto Nacional celebram a Campanha DIADESOL, que desperta a consciência de crianças e adolescentes sobre questões relativas aos resíduos sólidos
Iniciativa Da Associação Brasileira De Engenharia Sanitária E Ambiental Integra O Dia Interamericano De Limpeza E Cidadania (Diadesol), Promovido Pela Organização Panamericana De Saúde (Opas) E Pela Associação Interamericana De Engenharia Ambiental (Aidis) Em Toda A América Latina E No Canadá, E Pela Abes, No Brasil. Programação Na Praça (Dia 30) E Mostra No Conjunto Nacional (De 24 A 30 De Novembro) Homenageiam Crianças E Jovens Que Participaram Do Concurso De Desenho E Vídeo.
A ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental promoverá dois eventos abertos ao público para celebrar o DIADESOL DAS AMÉRICAS - Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional promovida pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e pela Associação Interamericana de Engenharia Ambiental (AIDIS) para desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre questões relativas aos resíduos sólidos. 

No dia 30 de novembro, uma festa na Praça Victor Civita premiará os desenhos e vídeos ganhadores do concurso DIADESOL. E de 24 a 30 de novembro, uma galeria dos desenhos participantes ficará exposta no térreo do Conjunto Nacional (veja programação abaixo).
A festa na praça terá apresentações da Banda Praticatatum, projeto de música e cidadania da zona oeste de São Paulo, com repertório musical diversificado, e do Teatro Ambiental de bichos Curumim, espetáculo que retrata as relações do ser humano com a natureza.
Além disso, haverá a exibição dos vídeos finalistas do concurso, cujo tema aborda a situação dos resíduos no nosso cotidiano.
Na oportunidade, também serão apresentados os vencedores dos concursos deste ano (2013) que receberão os prêmios, de acordo com a respectiva classificação.


O concurso
Os desenhos e vídeos estão sendo enviados à ABES, até o dia 12, por crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo, que desde 2006 comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades. 
Organizado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, da ABES-SP, em parceria com diversos apoiadores, o evento convida crianças, adolescentes e escolas a participarem com desenhos e vídeos que abordem o tema “resíduos sólidos”.  A programação do concurso inclui a cerimônia de encerramento, no dia 30 de novembro, na Praça Victor Civita, um local que pode ser considerado exemplo, pois mostra que a revitalização do espaço urbano é tão importante - e possível - quanto a reciclagem dos resíduos, e exposição de desenhos no Conjunto Nacional (veja abaixo).
O concurso é aberto para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculados em escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, para todos que queiram participar com uma produção audiovisual amadora. 
A expressão DIADESOL é de origem espanhola: Dia de los Dejetos Sólidos ou Diadesol. Desde a criação, as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá. No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) desde 2006 e têm registrado participação e apoio cada vez maiores de estudantes, escolas, instituições governamentais e não governamentais; universidades, empresas fabricantes de embalagens, empresas de coleta e tratamento de resíduos e recicladoras, rede de supermercados, Comitês de Bacias Hidrográficas, artesãos, artistas plásticos e educadores ambientais e comunidade em geral.  O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é comemorado, originalmente, no terceiro sábado de setembro, mas entidades podem escolher a melhor data para promover a campanha.
Para Roseane Souza, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Pública, “o concurso tem, ano a ano, conseguido sensibilizar a sociedade acerca da importância de manter a limpeza das casas, cidades, lugares de recreação e espaços públicos, não somente para prevenir doenças, mas também para promover o desenvolvimento sustentável”.
Segundo o presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, com as atividades do DIADESOL, a entidade ratifica seu compromisso de fomentar o trabalho cooperativo, promover a minimização, o reuso e a reciclagem de resíduos e contribuir para a sensibilização da população com relação ao serviço de limpeza pública. “E fundamental que este trabalho seja realizado no ambiente educacional, promovendo o debate e a reflexão para que, desde pequenos, todos possam entender e dividir a responsabilidade pela preservação do meio ambiente.”
SERVIÇO:
DIADESOL – Concurso de desenho e vídeo
Envio até 12 de novembro
Exposição no Conjunto Nacional
Exibição de desenhos das crianças participantes do Concurso DIADESOL
De 24 a 30 de novembro
Avenida Paulista, 2073 – Jardim Paulista – São Paulo – próximo ao Metrô Consolação
Horário de funcionamento: Centro comercial (piso térreo) – De segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h;
Festa de encerramento e premiação
Apresentações da Banda Praticatatum e do Teatro Ambiental de bichos Curumim.
Dia 30 de novembro
Local: Praça Victor Civita
Das 8h às 14h
Grátis
Informações: www.abes-sp.org.br
Realização: ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
Programação:
8h30 – Recepção
Interna (2º andar)
9h00 – Boas-vindas
9h30 – Apresentação do Teatro Ambiental de bichos Curumim
10h30 – Apresentação dos finalistas do 8º Concurso de Vídeo Amador e 4º Concurso de Desenho Infantil
Externo (Térreo / Praça)
11h00 – Adensamento Conceitual na Praça (incinerador/água de reuso/compostagem)
11h30 – Apresentação da Banda Praticatatum (Palco) – (Parte I)
11h40 – Entrega dos prêmios dos Concursos de Vídeo Amador e de Desenho Infantil (Palco)
12h00 – Apresentação da Banda Praticatatum (Palco) – (Parte II)
13h00 – Encerramento


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br