Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de novembro de 2013

NOS ÚLTIMOS ANOS FORAM DESCOBERTAS 441 NOVAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E PLANTAS NA AMAZÔNIA


Ujatoba_amazonia

Floresta Amazônica tem 441 novas espécies de animais e plantas


30.10.2013 - Por Universo Jatoba
A Amazônia é a maior floresta tropical remanescente no planeta, abrigando pelo menos 10% das espécies conhecidas no mundo e também a maior bacia hidrográfica. E olha só essa novidade: foram descobertas pelo menos 441 novas espécies de animais e plantas na vasta e ainda não totalmente conhecida Floresta Amazônica, entre 2010 e 2013. Tais espécies incluem um lagarto, que tem um desenho de chamas no couro, uma piranha vegetariana e uma rã do tamanho da unha de um polegar.
A compilação, feita pela Rede WWF, tem números que impressionam: são 258 novas espécies de plantas, 84 de peixes, 58 de anfíbios, 22 de répteis, 18 de aves e uma de mamífero. A lista não inclui um número incontável de novas espécies de insetos e outros invertebrados que também foram descobertos nesse período. “A compilação e a atualização nos mostra o quanto a região é importante para a humanidade, e o quanto é fundamental pesquisá-la, compreendê-la e conservá-la. A biodiversidade está ameaçada pela destruição dos ecossistemas”, afirma Claudio Maretti, líder da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF.
Segundo ele, foram duas novas espécies identificadas a cada semana nesse período e fica claro que a extraordinária Amazônia continua sendo um dos espaços mais importantes da biodiversidade mundial. Merece destaque uma nova espécie de macaco, o zogue-zogue Caqueta titi que, quando filhote, ronrona como um gatinho. Por serem encontradas em áreas muito restritas, essas novas espécies são ameaçadas pelo processo de desmatamento na região.
Animais ou plantas são tratados com nova espécie para indicar a primeira vez em que uma espécie foi oficialmente descoberta pelos cientistas e descrita por eles em publicação. Somente as novas espécies descritas em revistas científicas com avaliação de pares foram incluídas. Mais espécies foram encontradas durante os últimos quatro anos, mas ainda aguardam o reconhecimento científico oficial para serem incluídas no relatório. 

Rosana Jatoba @rosanajatoba - VENCEDORA DO PRÊMIO COMUNIQUE-SE 2013

Jornalista, Advogada e Mestre em Gestão Ambiental. Comentarista de Sustentabilidade da Radio Globo.  http://www.universojatoba.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br