Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2013

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CRIME AMBIENTAL CONTRA OS RIOS POTI E PARNAÍBA (PI)

Polícia Federal esteve por toda a manhã desta quarta-feira na ETA (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
A Operação Rio Verde cumpriu mandados de busca e apreensão 


Agespisa pode ter distribuído água sem 



tratamento e PF do PI investiga

Policiais coletaram amostras de água na Estação de Tratamento III na capital.
Polícia Federal investiga crime ambiental contra os rios Poti e Parnaíba.

Ellyo Teixeira e Patrícia AndradeDo G1 PI

Os policiais que estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA III) nesta quarta-feira (30) colheram amostras e segundo um agente, há a suspeita de que a água captada no Rio Parnaíba estaria sendo distribuída para as residências sem nenhum tratamento. A ação faz parte da 'Operação Rio Verde', deflagrada pela Polícia Federal para investigar crime ambiental contra os rios Parnaíba e Poti.
Policiais fizeram a coleta de água em Teresina e levaram para análise (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Policiais fizeram a coleta de água em Teresina e levaram para análise (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Outro problema que está sendo investigado pela Polícia Federal é a falta de manutenção nos filtros das outras estações de tratamento. De acordo com a PF, a última substituição dos equipamentos aconteceu há três anos.
Os policiais coletaram amostras de água no Rio Poti e nos esgotos que são despejado no rio para avaliar a intensidade de poluição.

A coleta de amostras também foi feita nesta quarta-feira (30) em vários pontos da capital a exemplo de reservatórios nos bairros Dirceu Arcoverde, Parque Piauí , Morro da Esperança, Alegria e outras localidades.
Polícia Federal esteve por toda a manhã desta quarta-feira na ETA (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Polícia Federal esteve por toda a manhã desta
quarta-feira na ETA (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Agentes da PF foram até a sede da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para cumprir mandados de busca e apreensão de documentos que possam auxiliar nas investigações. A PF investiga o lançamento de dejetos fisioquímicos e metais biológicos pesados no leito do rio Parnaíba, o que caracteriza crime ambiental.
De acordo com a Polícia Federal, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) é suspeita de despejar esgotos não tratados no leito do Rio Parnaíba. Na sede da empresa, localizada na Zona Sul da capital, os policiais colheram amostras de esgotos para subsidiar a elaboração de laudos periciais.
Em nota, a empresa afirma que protocolou laudos e análises junto aos órgãos responsáveis que atestam "que não há qualquer relação entre a sua Estação de Tratamento de Efluentes  e a citada poluição do Rio Parnaíba".
A Polícia Federal marcou para as 15h30 uma coletiva para dar mais detalhes da operação.

Nota da Ambev na íntegra
A Ambev informa que já protocolou junto aos órgãos responsáveis, documentos, laudos  e análises que atestam que não há qualquer relação entre a sua Estação de Tratamento de Efluentes  e a citada poluição do Rio Parnaíba. A unidade de Teresina aplica os processos mais modernos e eficientes no tratamento de efluentes industriais. A empresa reitera que todas as suas operações seguem rigorosamente  as especificações da legislação ambiental vigente e informa que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. G1 - PIAUÍ - GLOBO.COM

LEIA TAMBÉM:

PF prende dois servidores da Agespisa por poluição dos riosCidadeverde.com
Ambos vão responder pela poluição dos rios Parnaíba e Poti, na capital do Estado. ... A Operação Rio Verde cumpriu mandados de busca e apreensão na sede ...
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br