IMG 5715 Projeto de conservação ambiental é lançado no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar








O Instituto Supereco, em parceria com o Instituto Educa Brasil, dão início ao projeto de educação, gestão e conservação ambiental “Tecendo as águas”.
12/11/2013 -  por Redação do Instituto Supereco

Projeto de conservação ambiental é lançado no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar


O principal objetivo é contribuir para a recuperação da qualidade dos recursos hídricos do Sistema de Abastecimento Porto Novo – São Sebastião e sistema São Francisco e a conservação da Sub-bacia do Rio Juqueriquerê e da Sub-bacia do Rio São Francisco nos municípios de Caraguatatuba e de São Sebastião – Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, estado de São Paulo. 
A escolha destas sub-bacias deve-se a três necessidades emergenciais: melhorar a gestão compartilhada, a qualidade e a conservação das águas dos sistemas de abastecimento público, pelo crescimento populacional e pelo elevado e contínuo aumento de obras e empreendimentos, estabelecimentos industriais, comércio e edificações na região do litoral norte.
Com ações nas áreas de educação ambiental, educomunicação, gestão ambiental em recursos hídricos, restauração florestal, ecoeficiência em propriedades rurais, ecoturismo, saneamento saúde e qualidade de vida, o Tecendo as Águas atingirá cerca de, 11 mil pessoas nos municípios de Caraguatatuba e de São Sebastião e, indiretamente por meio da mídia, cerca de 50 mil pessoas no período de dois anos.
Visando contribuir para o fortalecimento local e comunitário, as áreas prioritárias do projeto estarão alinhadas com 15 políticas/programas públicos e com e 07 redes socioambientais, fomentando a sustentabilidade técnica, política e comunitária pós-projeto.
O eixo Centro Histórico – Bairro São Francisco, em São Sebastião, terá destaque especial com a implantação de um Roteiro ecoturístico, educativo, cultural e histórico com o tema “CAMINHO DAS ÁGUAS” potencializando o turismo de base comunitária e capacitando a população local para atuar como monitores e educadores ambientais.
Temas socioambientais e culturais relacionados à saúde e ao uso racional e conservação dos recursos hídricos, ambientes costeiros e marinhos, serão produzidos com apoio das comunidades locais, utilizando as ferramentas de educomunicação e os produtos divulgados em mídias de Rádio, TV e Web; integrando a comunidade com empresários, instituições e órgãos públicos.
Toda a gestão do projeto ocorrerá de forma compartilhada com dois grupos de lideranças comunitárias dos vários segmentos nas sub-bacias. Eles são capacitados para atuarem como monitores e para acompanhar e executar intervenções específicas para beneficiar 14 Cursos d´água e 35 nascentes. 
A principal metodologia será o “aprender fazendo” com a pesquisa-ação (resolver problemas e transformar), com resultados socioambientais expressivos: mapeamentos situacionais socioambientais, sensibilização, articulação de redes de trabalho, planos de ação com saberes locais, capacitação de multiplicadores, comunicação integrada, execução, monitoramento e gestão ecoeficiente, avaliação dos produtos finais e devolutiva de resultados para o público e parceiros envolvidos.
O projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, com o apoio do CBHLN, Prefeitura de São Sebastião, Instituto Trata Brasil, Made In Forest, CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos e OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias.
Sobre o Instituto Supereco
O Supereco é uma OSCIP que atua há 19 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental; atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância; contemplaram 900 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área.
(Instituto Supereco) / ENVOLVERDE