Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2013

PIRANHAS NO RIO PARANÁ ATACA BANHISTAS NA ARGENTINA

Piranha-vermelha é comum no rio Paraná e pode ser mais agressiva durante ondas de calor (Foto: BBC)Piranha-vermelha é comum no rio Paraná e pode ser mais agressiva durante ondas de calor (Foto: BBC)

Ataque de piranhas no rio Paraná preocupa autoridades na Argentina

26/12/13 às 10:23   |  Redação Bem Paraná, com CBN

Um ataque inesperado foi registrado neste Natal, no Rio Paraná, na Argentina: o de piranhas. Dezenas de pessoas ficaram feridas pelo ataque do animal em uma praia pública da cidade argentina de Rosário. 
De acordo com o jornal Clarín, cerca de 40 pessoas ficaram feridas com o ataque dos peixes popularmente conhecidos como "palometas", uma espécie de piranha que habita águas austrais na América do Sul.
O ferimento mais grave foi registrado em uma menina de sete anos, que perdeu parte de um dedo. Uma outra criança teve fratura exposta na perna, enquanto que, os demais banhistas, receberam mordidas em pontos como pés, pernas e mãos.

Os ataques de peixes carnívoros a seres humanos são pouco comuns na bacia do rio Paraná, porém, estima-se que modificações no ambiente aquático, como a introdução de novas espécies ou a diminuição de alguns tipos de peixes e plantas, tenha provocado o aumento da população de palometas e o consequente ataque aos banhistas.
LEIA TAMBÉM:

Ataque de piranhas fere mais de 40 na Argentina

Por   | Para: CBN Foz
Mais de 40 pessoas ficaram feridas em um ataque de piranhas em Rosário, na Argentina, segundo notícias publicadas nesta quinta-feira pelos jornais Clarín e La Nación.
A maior parte das pessoas sofreu com mordidas nos braços e pernas, mas uma menina de sete anos de idade teve parte de seu dedo amputado devido ao ataque, e um bebê ficou com uma fratura exposta.
Ambos foram atendidos em hospitais na cidade. As autoridades montaram uma operação para evitar que outros banhistas desavisados entrassem na água ao longo do dia.
O ataque de piranhas-vermelhas (espécie Pygocentrus nattereri) e piranhas da espécie Serrasalmus spilopleura aconteceu ao meio dia em uma praia no rio Paraná, ao longo de um calçadão em Rosário.
Segundo especialistas, as piranhas são bastante comuns no rio Paraná, mas costumam ficar mais agressivas durante períodos de altas temperaturas.
A Argentina está enfrentando uma onda de calor. Em Rosário, na hora do ataque, a temperatura registrada era de 38 graus.
As piranhas são carnívoras e costumam ser atraídas por sangue ou ferimentos. Algumas chegam a atacar outras da própria espécie. Segundo pescadores, alguns peixes possuem dentes fortes suficientes para romper redes de pesca.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br