Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2014

CIDADES RIBEIRINHAS DO RIO SÃO FRANCISCO PRECISAM 5 VEZES O NÚMERO ATUAL DE BOMBEIROS

28/01/2014 


Sertão de Pernambuco tem uma média de 9 bombeiros para cada cidade. (Foto: Carol Souza / G1)
Sertão de Pernambuco tem uma média de nove
bombeiros para cada cidade. (Foto: Carol Souza
/ G1)



Sertão precisa 




de quase 5 vezes mais 





bombeiros para atender a 




população


O grupamento da região tem média de 9 bombeiros para cada cidade.
O ideal é um bombeiro para cada mil moradores, recomenda a ONU.



Depois dos vários registros de acidentes em municípios localizados às margens do rio São Francisco, o G1 realizou um levantamento sobre a cobertura do Corpo de Bombeiros em Petrolina e nas demais cidades banhadas pelo rio. Segundo informações do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a unidade de Petrolina é responsável pela cobertura de outros 16 municípios. São 155 homens, o que representa uma média de 9 bombeiros por cidade da região.
No Sertão pernambucano, o atendimento desses municípios é subdividido por outras duas subunidades localizadas em Araripina e Ouricuri. Considerando o número total de habitantes das 17 cidades, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 761,882 mil moradores. Ou seja, 4,915 mil habitantes por militar, quando o ideal, segundo a Organização das Nações Unidades (ONU), é que haja um bombeiro para cada mil pessoas.
Um episódio que demonstrou a atual dificuldade de atendimento aconteceu em dezembro do ano passado. No feriado de Natal, dia 25, foram registrados três afogamentos: Em Lagoa Grande, cidade que distante 53 quilômetros da sede do grupamento dos bombeiros; em Dormentes, município que fica à 127 quilômetros de Petrolina e outro em Cabrobó, cidade localizada à 183 quilômetros de unidade central.
A unidade dos bombeiros de Petrolina, PE é responsável pela cobertura de outros 16 municípios. (Foto: Carol Souza / G1)A unidade dos bombeiros de Petrolina, PE é
responsável pela cobertura de outros 16 municípios.
(Foto: Carol Souza / G1)
De acordo com o comandante do grupamento de Petrolina, Major Sales, a corporação está trabalhando para diminuir essa proporção. “O nosso padrão é o da ONU e estamos buscando chegar ao número mais próximo do ideal”, garantiu. Para melhorar a cobertura, o Corpo de Bombeiros ainda está fazendo estudos definir a redistribuição bombeiros militares por municípios.
A partir de fevereiro, as subunidades de Araripina e Ouricuri devem ficar ligadas à nova unidade de Salgueiro. No entanto, Petrolina deve continuar com os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa VistaLagoa GrandeOrocó e Cabrobó. O que representa um número de 2,885 mil habitantes para cada bombeiro, quase o triplo do padrão ideal.
O G1 entrou em contato com o Comando de Bombeiros de Pernambuco, em Recife, para questionar se há previsão de realização de concurso para o estado ou convocação de possíveis aprovados que estejam em cadastro reserva, com o objetivo de garantir a ampliação do efetivo da unidade do Sertão. Mas, até a publicação desta reportagem, não obtivemos resposta.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br