Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2014

HIDROVIA RIO DAS MORTES/ARAGUAIA/TOCANTINS É CONTESTADA PELO SENADOR PEDRO TAQUES

Mapa com visão geral da hidrovia do Araguaia, mostrando seu afluente, Rio das Mortes, também com potencial de navegação.

Mapa com visão geral da hidrovia do Araguaia, mostrando seu afluente, Rio das Mortes, também com potencial de navegação.


21 Janeiro 2014 
Senador Pedro Taques foi contra a 
Hidrovia Rio das 
Mortes/Araguaia/Tocantins

o Senador Pedro Taques, quando então Procurador da República, manifestou por várias vezes contra a hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins. Na época, inclusive, deu parecer contrário a realização de audiência pública em Água Boa onde seria discutido a possibilidade da implantação da hidrovia.

Além de vetar a implantação da hidrovia, o que seria, sem dúvida, a redenção de Nova Xavantina, Pedro Taques foi favorável a demarcação da reserva indígena da Suiá-Missu, onde culminou com o fechamento de uma cidade e a falência de inúmeros fazendeiros e pequenos produtores.

Segundo Calixto Guimarães, "a peregrinação do senador Pedro Taques (PDT), pré-candidatado ao goveo de Mato  Grosso, na região do Araguaia não foi nada mole, o senador  encontrou duras  resistências  e criticas por sua  encrencada atuação no MPF. 

Como procurador federal, Taques, extrapolou  como  xerife da lei se ancorando  no radicalismo de um judiciário cego e extremamente voltado para o cumprimento das equivocadas políticas direcionadas as questões indígenas e ambientais. No caso recente do truculento e inconstitucional processo de desocupação da gleba Suiá-Missu em detrimento da criação da falsa reserva maraiwatsede, o Senador não moveu uma palha sequer, para impedir o enxovalhamento dos  produtores  e a quase extinção do município de Alto Boa Vista". 

Calixto publicou ainda que "em Água Boa, capital do agronegócio  no vale do Araguaia, lembramos que em sua primeira visita neste município, após a sua eleição ao senado, faixas foram estendidas nas ruas da cidade em protesto a sua presença como “persona não grata,” devido as liminares emitidas por ele contra a realização das audiências publicas que discutia a implantação da hidrovia Araguaia -Tocantins".  

Dias antes da chegada de Taques na região a imprensa  chegou a  comentar que poderia haver hostilidades contra o Senador, especialmente, em Alto Boa Vista, onde a população ainda se recente do despejo forçado da Suiá-Missu. Felizmente isso não ocorreu, nem nesta cidade como em nenhuma das outras por onde passou, graças a índole pacifica e respeitosa do povo brasileiro.

O senador Pedro Taques estará hoje em Nova Xavantina e certamente o tema da hidrovia Rio das Mortes será aventado.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br