Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2014

NO PIAUÍ APENAS TRÊS CIDADES FIZERAM SEUS PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO

Teresina é uma das 15 piores cidades do Brasil em saneamento básico

22/01/2014 


Apenas três cidades do Piauí tem Plano 




de Saneamento Municipal


Obras do plano são financiadas pelo Governo Federal através do PAC.
Teresina fica de fora e população reclama da falta de saneamento básico.

Do G1 PI

Um estudo feito pela Fundação Nacional de Saúde mostrou que apenas 10% dos municípios brasileiros fizeram Planos de Saneamento Básico. No Piauí, apenas três cidades conseguiram aprovação de seus projetos dentro do prazo. Foram os municípios de Angical do PiauíSanta Filomena e Monte Alegre do Piauí, que receberão recursos do Governo Federal para executar o plano de saneamento. Em Teresina, a Prefeitura confirma que o plano ainda não foi enviado.
A dona de casa Francisca Maria Alves, mora no Parque Afonso Gil, na capital, e reclama da falta de saneamento básico na rua em que mora. “Meu filho sofre de asma e as outras crianças já tiveram várias doenças, como viroses e diarreia, tudo por conta da poeira e do lamaçal que se forma na rua”, reclama.
Nem mesmo veículos conseguem trafegar pela rua, a dona de casa Luzinete Fernandes conta que uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não conseguiu chegar a sua casa. “Quando passei mal, o Samu não entrou na minha rua e tive que ser carregada e colocada em outro carro para ser levada ao hospital”, destaca Luzinete.
De acordo com o secretário de planejamento da Prefeitura de Teresina, Washington Bonfim, o Plano Municipal de Saneamento Básico já existe na capital. “Este plano é composto por três planos, o de resíduos sólidos, águas e esgotos, e o de drenagem. Agora estamos compatibilizando estes planos com o Plano de Saneamento Básico”, explicou Washington.
Ainda de acordo com o secretário, já foi feito o diagnóstico da questão do saneamento na capital e o projeto deverá ser entregue à Câmara de Vereadores.
Para a vereadora Teresa Brito, que entrega a comissão de saneamento básico do legislativo municipal, há uma demora na entrega do projeto. “Este projeto foi votado em 2007 e aprovado em 2010, mas até agora não retornou à Câmara. Vejo isso como um descaso, porque há mais de um ano este plano faltava apenas ser concluído”, disse a parlamentar. DO G1 DO PIAUÍ

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br