Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2014

PEIXES DA ESPÉCIE CARATAÍ, ATRAÍDOS POR LIXO NAS ÁGUAS DO AP, ASSUSTAM PRATICANTES DE KITESURF

28/01/2014 08h40 - Atualizado em 28/01/2014 09h07


Dyepeson MartinsDo G1 AP

Carataí é uma espécie onívora típica do rio Amazonas (Foto: Jim Davis/Aquivo pessoal)Carataí é uma espécie onívora típica do rio Amazonas (Foto: Jim Davis/Arquivo pessoal)

No AP, peixe atraído por lixo assusta 



esportistas no rio Amazonas


'Onívoro', típico do rio Amazonas, tem espinhos resistentes.
Biólogo diz que resíduos atraem animal para as margens do rio.




Praticantes de kitesurf em Macapá dizem que estão preocupados com o aumento no número de peixes da espécie Carataí, típica do rio amazonas. Com espinhos resistentes e afiados, o animal, que tem em média 10 cm de comprimento, chegou a ferir a perna do fisioterapeuta Jim Daves Almeida, de 35 anos, kitesurfista desde 2005. O acúmulo de lixo nas margens do rio, na orla da capital, é o principal atrativo para a espécie de 'onívoro' (que se alimenta de carne e de vegetal), segundo informou o Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa).
Jim Daves Almeida, de 35 anos (Foto: Dyepeson Martins/G1)Esportista Jim Daves Almeida, de 35 anos
(Foto: Dyepeson Martins/G1)
“O peixe já penetrou a perna de muitas pessoas aqui. A gente sabe que ele não é tão agressivo, na verdade aprendemos a conviver com ele. Mas o que preocupa é esse crescimento desordenado”, disse Jim Daves, membro da Associação de Velejadores do Amapá (Avap). Ele acrescentou que a entidade está reunindo assinaturas que serão encaminhadas para a prefeitura e para o governo do estado pedindo a promoção de ações voltadas ao combate da poluição aquática.

O biólogo do Iepa Maurício Abidon explicou que a urina de banhistas e o impacto com que eles entram na água também são fatores que podem contribuir para o aparecimento do peixe. “É uma espécie que sempre esteve em abundância. Mas pode se concentrar ainda mais quando é atraída por esses elementos”, afirmou o biólogo.
Flavio Mendes, de 41 anos, diz sentir-se incomodado com o mal cheiro no rio (Foto: Bárbara Mendes/Arquivo pessoal)Flavio Mendes, de 41 anos, fica incomodado com o
mau cheiro gerado pela contaminação da água
(Foto: Bárbara Mendes/Arquivo pessoal)
Há pouco mais de um mês treinando o kitesurf, o advogado Flávio Mendes, de 41 anos, disse ser obrigado a lavar constantemente o colete usado para o esporte em decorrência do mau cheiro gerado pela contaminação da água.

“A minha roupa fica impregnada com o fedor. Nós vemos que o esgoto e o lixo acumulado prejudicam não só os treinos, mas também o passeio das pessoas. O Carataí se tornou comum entre nós, mas não é por um bom motivo”, reforçou o advogado.
Mutirões de limpeza na orla da cidade estão sendo realizados desde setembro de 2013 pela prefeitura. O projeto, intitulado “Viva Orla”, é promovido mensalmente. Contudo, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística  (Semur) alegou enfrentar dificuldades para a coleta de lixo após rescindir o contrato emergencial firmado com a empresa responsável pela prestação do serviço na capital.
Prefetura anunciou estar realizando mutirão de limpeza na orla de Macapá (Foto: Dyepeson Martins/G1)Prefetura disse estar realizando mutirão de limpeza na orla de Macapá (Foto: Dyepeson Martins/G1)
“Estamos agindo com uma força tarefa para limpar a cidade. Fazemos a remoção do material que fica dentro do rio, mas nesse momento nós temos um acúmulo maior por causa desse período de inverno que enche os canais e [o lixo] acaba sendo levado para os rios”, declarou o titular da Semur José Mont’Alverne.
Até o fechamento desta reportagem o G1 não conseguiu contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para que fossem informadas as políticas de saneamento a serem tomadas para combater a poluição no rio Amazonas.
Kitesurfistas ficaram preocupados com o crescimento no número de Carataís (Foto: Gabriel Penha/GE)Kitesurfistas ficaram preocupados com o crescimento no número de Carataís (Foto: Gabriel Penha/GE)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br