Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de janeiro de 2014

PRESIDENTE DA SABESP AFIRMA QUE PRETENDE QUESTIONAR NA JUSTIÇA A MENSAGEM DA SEMASA


Sabesp entrará na Justiça contra mensagem divulgada pelo Semasa


Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC

A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena, afirmou em entrevista ao Diário que pretende entrar na Justiça contra mensagem divulgada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que responsabiliza a autarquia estadual pela falta de água na cidade. O aviso é veiculado no disque informações do Semasa (115).
A gravação informa que “em virtude do envio de água em volume insuficiente pela Sabesp, há comprometimento do abastecimento nos reservatórios”, além de pedir para a população economizar água. Bairros como os jardins Stella e do Pilar e a Vila Palmares, entre outros, sofrem com o desabastecimento.
Segundo Dilma, a Sabesp envia ao município 2.300 litros de água por segundo, o equivalente a 284 litros por habitante/dia. Ainda conforme a presidente, o volume médio nas cidades da Região Metropolitana é de 145 litros por habitante/dia. “Considerando-se as perdas de água por vazamentos na rede, que são de 28%, a cidade recebe 207 litros por habitante por dia, ou seja, 62 litros a mais que a média dos demais municípios”, garantiu Dilma.
O Semasa, por sua vez, diz que a Sabesp envia cerca de 2.200 litros de água por segundo, contra uma necessidade de 2.350 litros por segundo. Também contesta as perdas, que seriam de 22%, e não 28%, conforme informou a Sabesp. O problema, diz a autarquia municipal, é a falta de regularidade, e cita como exemplo o que ocorreu durante a madrugada de ontem. A vazão noturna enviada ao reservatório Paraíso teria sido de 480 litros por segundo. O nível máximo do reservatório chegou a 1,65 metros. Porém, às 8h de ontem, quando o consumo se intensificou, o nível de reservação começou a baixar rapidamente, segundo o Semasa. E, neste mesmo horário, a vazão enviada pela Sabesp despencou de 480 litros por segundo para 280 litros por segundo.
Para Dilma, não há justificativa para a responsabilização da Sabesp na mensagem telefônica. “Trata-se de uma atitude leviana e irresponsável com a população andreense, por isso, vamos entrar com medidas judiciais cabíveis, além de pedido de ação indenizatória.” 
Dilma destaca ainda que o Semasa deve R$ 2,1 bilhões em pagamentos atrasados pelo fornecimento de água, montante que já transitou em julgado. O Semasa reconhece dívida de R$ 500 mil.

DIADEMA
A Sabesp adiou a data em que irá assumir a administração dos serviços de saneamento de Diadema, hoje executados pela Saned (Companhia de Saneamento de Diadema). Inicialmente, estava previsto o início da operação para o dia 13, porém, segundo Dilma, serão necessárias, ao menos, mais três semanas para ajustar questões jurídicas da transição.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br